Sucessão na agricultura familiar é tema de debate em Ponte Preta/RS nesta sexta-feira (7)
Nos dias 13 e 14 de outubro, no Hotel Beira Mar, em Tramandaí, acontece a Conferência Temática de Políticas para Mulheres Trabalhadores Rurais. Segundo os organizadores o objetivo é promover e aprofundar o debate sobre temas necessários à transformação da vida das mulheres do campo. O evento, que é organizado pela Emater/RS-Ascar e parcerias, contará com palestras e relatos de experiências para uma platéia de mais de 200 mulheres.
Conforme dados da PNAD-2010, no Brasil, a população feminina equivale a 47,4% das pessoas residentes no meio rural, ou seja, 14.133,191 mulheres. Do total da população rural do Rio Grande do Sul (1.593.638), elas correspondem a 47,6%, ou seja 759.365 mulheres, muitas delas sem acesso à cidadania, saúde, educação e sem reconhecimento da sua condição de agricultora familiar, trabalhadora rural, assentada da reforma agrária, quilombola, indígena e pescadora.
Para a assistente técnica estadual de gênero da Emater/RS-Ascar, Magda Tonial, o trabalho das mulheres rurais muitas vezes é considerado apenas de apóio a atividade dos homens, mesmo que ela participe do plantio, colheita e armazenamento de produtos. Elas também são as principais responsáveis pelo manejo e manutenção dos quintais produtivos, do cuidado com os pequenos animais, e pela atividade leiteira, na agricultura familiar. “Seu trabalho normalmente é para o autoconsumo, o que é fundamental para as questões de segurança e soberania alimentar. E esta importante participação feminina é desvalorizada e muitas vezes não é nem remunerada”, avalia Magda.
Ao final da Conferência será elaborada uma pauta unificada de propostas de políticas que contemplem a promoção da equidade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.
A Conferência Temática de Políticas para Mulheres Trabalhadoras Rurais faz parte da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que discutirá temas como: análise da realidade da mulher gaúcha e avaliação, atualização e aprimoramento das ações e políticas do RS Mulher, contribuindo para o debate da III Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, que tem como temas principais a Erradicação da Pobreza e a Autonomia das Mulheres.
PROGRAMAÇÃO
DIA: 13/10/2011
9:00 – Credenciamento
9:30 – Abertura oficial: SDR, SPM, Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal,
MDA, FETAG, FETRAF E VIA CAMPESINA
10:30 – PAINEL 1: Políticas Públicas para Mulheres Trabalhadoras Rurais
Andréa Butto-Diretora PPMR, SPM, SOF, FETRAF/SUL, Via Campesina
12:30 – Almoço
14:00 – Relato de Experiências: Inclusão Socioeconômica das Mulheres
Trabalhadoras Rurais
15:00 – PAINEL 2 – Gênero e Desenvolvimento Rural Sustentável
Anita Brummer , SDR, Emater/RS-Ascar, MMM, FETAG
17:00 – Encerramento
DIA: 14/10/2011
8:00 – Mística de Abertura - Núcleo de Mulheres do Território Médio Alto Uruguai
8:30 – Início dos trabalhos de grupo.
Eixos orientadores:
1 – Acesso à cidadania com Garantia de Direitos Sociais e Qualidade
de vida
2 – Inclusão Produtiva das Mulheres Trabalhadoras Rurai.
3 – Autonomia das Mulheres - Rompendo com a Violência no campo.
4 – Segurança Alimentar e Nutricional e desenvolvimento Rural
sustentável
10:30 – Intervalo
10:00 – Reinício dos trabalhos de grupo
12:00 – Intervalo para almoço
13:30 – Apresentação dos trabalhos de grupo
16:00 – Encerramento
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura