Sumitomo Chemical (SCC) anuncia filial em São Paulo
A Sociedade Brasileira de Biometeorologia (CBB) promoverá, de 17 a 19 de abril de 2011, o 5º Congresso Brasileiro de Biometeorologia que discutirá as Mudanças climáticas e seus impactos e consequências nos seres vivos.
O encontro tem por finalidade trazer à sociedade científica brasileira, novos conceitos e tecnologias, que ajudem a minimizar os efeitos climáticos adversos sobre a saúde, reduzir a poluição ambiental, melhorar a produtividade agropecuária e gerar novas oportunidades de emprego e uma melhor distribuição de renda.
O 5º CBB contará com a presença de personalidades científicas que abordarão a mudança climática nas áreas: Animal, Humana e Vegetal. Cientistas e técnicos do Brasil e do Exterior irão trazer o que há de mais inovador para relacionamento e quantificação da interação entre meteorologia e vida.
O evento é presidido pelo presidente do 5º CBB, doutor Iran José Oliveira da Silva do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (NUPEA/ESALQ – USP); pela vice-presidente doutora Maria da Graça Pinheiro da APTA–Pólo Regional Centro Leste de Ribeirão Preto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (APTA/SAA); e pelo presidente de honra, doutor Roberto Gomes da Silva da UNESP/Jaboticabal.
O Congresso é realizado pela Sociedade Brasileira de Biometeorologia (SBBiomet), Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea da Esalq-Usp), Pólo Regional Centro-Leste de Ribeirão Preto da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (APTA/SAA); com apoio do Infobibos - Informações Tecnológicas para o Agronegócio e Fundação de apoio a Pesquisa Agrícola (Fundag).
Impactos e consequências
De acordo com os organizadores científicos, a realização de um evento de tamanha relevância e abrangência somente poderá ser aplicado e os objetivos alcançados, se todos os segmentos da sociedade se unirem.
A população mundial está sistematicamente exposta, e de forma progressiva, há eventos externos que têm afetado, desde a sobrevivência da espécie humana, em algumas regiões, até a preservação de espécies animais, vegetais e os ecossistemas terrestres e marítimos.
O aquecimento global terá reflexos em setores e sistemas diversos. A pesquisa sobre mudanças climáticas é fundamental para que se estude a vulnerabilidade das regiões brasileiras em relação a diversos setores, como saúde, agricultura, zona costeira, ecossistemas, biodiversidade e energia. Esse conhecimento é fundamental para informar o processo de tomada de decisões e para a formulação de políticas públicas de mitigação dos efeitos e de adaptação.
Dentre os efeitos, pode-se destacar que o potencial agrícola irá decrescer nos trópicos, o que provocará alterações no zoneamento agrícola. Haverá maior incidência de extremos meteorológicos como seca e inundação. Alterações na reprodução, migração e distribuição geográfica de espécies de plantas e animais.
Em decorrência das mudanças climáticas, vários desafios se impõem, como:
- melhorar o entendimento e a adaptação às mudanças no clima e à variabilidade natural (eventos severos);
- produzir melhor zoneamento agroclimático (diferentes solos, restrições ambientais);
- equacionar produção de alimentos e bioenergia;
- reduzir drasticamente as queimadas e o desmatamento (uso de áreas já degradadas);
-aumentar a produtividade, porém utilizando práticas agrícolas que reduzam as emissões de GEE (gazes de efeito estufa);
- integrar as ações estratégicas de política e planejamento, pesquisa e desenvolvimento e prevenção de desastres naturais.
A Biometeorologia é uma ciência que procura agregar e avaliar os efeitos das variáveis meteorológicas em todos os seres vivos - humano, vegetal, animal, bem como a ocorrência de doenças em seres humanos. Para maior interatividade e troca de informações, o Congresso receberá os Resumos de participantes até 28 de fevereiro de 2011.
Mais informações e inscrições no site: www.infobibos.com/vcbb, por e-mail infobibos@infobibos.com e telefone (19) 3014-0148, (19) 9112-1952.
Lísley Silvério Villar
Assessoria de Comunicação e Marketing do 5º CBB
(19) 3014-0148
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura