MT comercializa 91,53% no leilão de milho

18.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Mato Grosso comercializou 91,53% do milho ofertado quinta-feira (17/06) via leilão de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O estado colocou à venda 600 mil toneladas e 549,2 mil foram arrematadas. Esse foi o melhor resultado obtido entre os três leilões realizados até o momento.

Novamente as regiões 1 (Norte), 2 (Centro-Norte) e 3 (Centro-Sul) comercializaram 100% do volume ofertado, porém ocorreram deságios nas regiões 1 e 2 de 7% e 18,3% respectivamente. As regiões 4 (Oeste) e 6 (Sul) que apresentaram baixo interesse nos dois primeiros leilões, mas desta vez arremataram 79% e 96% respectivamente. Já o lote da região 5 (Nordeste) foi retirado por falta de interesse.

O bom resultado do terceiro leilão é atribuído a alguns ajustes feitos pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela própria Conab. O governo entendeu a necessidade de mudanças, após o ofício entregue pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) solicitando modificações.

Foram feitas alterações nos valores dos prêmios para as regiões 4, 5 e 6 de Mato Grosso e a pasta também ampliou o prazo para a comprovação das operações (venda e escoamento para outros estados ou para a exportação). O prazo estabelecido anteriormente para a prestação de contas era de até 4 meses após a realização do leilão e agora passa a ser de 5 meses.

Entre os estados que participaram do leilão foram negociados 91,1% ou 911,04 mil toneladas do volume total ofertado de 1 milhão de toneladas.

Fonte: Ascom Aprosoja -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025