AgroTalk Mind estreia no Theatro Municipal de São Paulo
Evento inédito une agronegócio, Mercosul e cultura em debates sobre comércio global
A colheita da soja da safra 2025/26 começou na terceira semana de janeiro, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), até o dia 23 de janeiro já haviam sido colhidos cerca de 480 hectares em municípios das regiões Sul e Centro.
Em comparação com a safra anterior, os trabalhos de colheita apresentam atraso de aproximadamente uma semana. De acordo com a análise, a diferença no calendário está relacionada à ausência de estresses climáticos severos ao longo do ciclo da cultura, o que possibilitou o desenvolvimento normal das lavouras, sem a antecipação do ciclo registrada na safra passada.
O assessor técnico da Aprosoja/MS, Flavio Aguena afirma que a operação deve ganhar força nas próximas semanas. "À medida que mais lavouras das regiões Sul, Centro e Norte atingirem a maturação, a expectativa é de um avanço significativo no percentual da área colhida. Historicamente, Mato Grosso do Sul registra o pico da colheita entre o início de fevereiro e a primeira quinzena de março, com a conclusão dos trabalhos prevista para o mês de maio”, conclui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura