MS: Iagro orienta compra e descarte de defensivos

14.05.2009 | 20:59 (UTC -3)

O produtor rural deve tomar cuidado na compra, uso e principalmente no destino final das embalagens vazias de defensivos, que hoje já conta com locais próprios para devolução. A orientação é da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Iagro é o órgão fiscalizador e integra o Conselho Estadual de Agrotóxicos. O Conselho criado pela legislação estadual, atualmente é presidido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), e responde como instância máxima nas demandas ligadas aos aspectos processuais que envolvem infrações quando da fiscalização do uso e comércio de agroquímicos.

A engenheira agrônoma e fiscal estadual agropecuária da Iagro, Vera Lúcia Amaral de Oliveira Pereira, revela que a legislação estadual e as ações fiscais da Iagro, são direcionadas primeiramente ao aspecto educativo e voltadas ao desempenho de uma agricultura sustentável, em defesa da saúde humana, animal e vegetal.

“Nossas primeiras visitas são de caráter orientativo. Nosso órgão é de defesa e não arrecadador”. Salienta, ainda, que “nossa finalidade não é punir, mas conscientizar e colaborar com as ações de defesa sanitária vegetal”, destaca.

Segundo Vera Lúcia, dentre os demais cuidados que o produtor deve tomar ao comprar produtos químicos, é observar se o produto está cadastrado e o fornecedor está registrado junto à Iagro, como determina a legislação, observando as orientações do fabricante e da assistência técnica quanto aos equipamentos necessários de proteção individual, e também quanto à devolução das embalagens vazias e as caixas que acondicionam os produtos.

“No site da Iagro (

) temos a lista completa de produtos cadastrados e revendas registradas no Estado”. Orienta, lembrando ainda que é preciso manter na propriedade rural a nota fiscal, receituário agronômico dos agrotóxicos adquiridos e recibo de devolução, por, no mínimo, cinco anos.

Quanto aos revendedores e produtores, a orientação é que procurem manter os locais destinados ao armazenamento de produtos defensivos dentro das normas técnicas legais.

A fiscal lembra ainda que o Estado possuí 8 centrais de recolhimento de embalagens vazias que estão instaladas nos municípios de Dourados, Ponta Porã, Campo Grande, Navirai, São Gabriel D’ Oeste, Rio Brilhante, Maracajú e Chapadão do Sul, além dos postos de recebimento situados nos municípios de Três Lagoas, Sidrolândia, Fátima do Sul, Caarapó, Aral Moreira, Laguna Carapã e em fase final de construção, um novo posto em Amambai.

É importante o produtor no ato da devolução das embalagens vazias exigir o comprovante de entrega das mesmas.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

A Iagro vem atuando efetivamente na educação sanitária, junto às crianças, adolescentes, agricultores e trabalhadores rurais através de palestras, dias de campo e encenações teatrais.

Vera Lúcia revela que no período de 26 a 28 de maio a Syngenta/Coamo/Copasul está promovendo um evento denominado “MS CONSCIENTE” onde os técnicos do órgão estarão realizando palestras sobre o tema “Fiscalização de Campo e embalagens de defensivos” aos produtores cooperados da Coamo (Agroindustrial Cooperativa), em Amabai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã e na COPASUL em Naviraí.

Alexssandro Loyola e Cristiane Sandim

Seprotur

(067) 3318-5053 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025