Morango e pequenas frutas em destaque

13.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Francisco Lima

Para atualizar os conhecimentos sobre os avanços tecnológicos da cultura do morango e das pequenas frutas, a Embrapa Clima Temperado realiza, de 14 a 16 de agosto, o VI Simpósio Nacional do Morango e o 5º Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul, onde serão discutidas soluções para superar as barreiras do setor produtivo, buscando estimular seu desenvolvimento sustentável. O evento ocorrerá no Auditório Ailton Raseira da Embrapa, na Rodovia BR 392, km 78. Inscrições podem ser feitas através do site

ou no ato do evento, caso ainda houver vagas.

Realizados a cada dois anos, ambos os eventos são voltados a um público diverso: produtores, técnicos, empresários, comerciantes e estudantes. Os resultados recentes da pesquisa serão compartilhados na forma de resumos científicos, tanto por parte de profissionais da área, como de estudantes e professores que submeteram trabalhos para exposição. Dos cerca de 150 recebidos, 12 serão selecionados para apresentação oral. As palestras e os painéis previstos, por sua vez, debaterão o cenário atual e as tendências de mercado dessas culturas. A programação deste ano contará ainda com a participação de palestrantes internacionais, vindos de países como Itália, Chile, Uruguai e Argentina.

Dentre as atividades, haverá abordagens sobre o mercado do morango e das pequenas frutas na Europa; e sobre o sistema de produção de morango no Chile, com foco na nutrição de plantas. A professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Maria Aparecida Zawadneak irá falar sobre uma nova praga que, embora ainda não verificada no Sul do Brasil, já é realidade em algumas regiões do país. Também, será realizado um painel onde serão expostas duas experiências com a produção de morangos, uma de visão empresarial e convencional e outra referente à produção agroecológica. Além disso, serão apresentadas novas variedades européias da fruta que estão sendo introduzidas no Brasil.

Mais especificamente no que diz respeito às pequenas frutas, haverá uma apresentação sobre a Indústria no Chile, sobre o manejo de pragas e alternativas de controle, sobre a experiência chilena na inserção de uma nova fruta no sistema de produção nativa – a murtilla –, e a visão empresarial da exploração dessas frutas no cerrado brasileiro. Um produtor local, por sua vez, compartilhará suas experiências e as principais dificuldades no manejo da cultura. E um debate entre pesquisadores da Embrapa, do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA), do Uruguai, e do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA), da Argentina, buscará estabelecer rumos a serem seguidos no que se refere à pesquisa com estas frutas. O encerramento será marcado por um dia de campo, na Embrapa Clima Temperado, e em propriedade produtoras do município.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025