Monsoy mostra diferenciais e resultados de variedades de soja adaptadas com tecnologia Roundup Ready na Agrobrasília 2011

19.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Os agricultores terão a oportunidade de se informar sobre as cultivares de soja comercializadas pela Monsoy e conhecer os investimentos da empresa em novas tecnologias durante a Agrobrasília 2011, que acontece de 17 a 21 de maio. A Monsoy traz à feira quatro cultivares com a tecnologia Roundup Ready desenvolvidas especialmente para a região que obtiveram excelentes resultados de performance na última safra: a M7211RR, M7639RR, M7908RR e M8221RR. São variedades com potencial produtivo superior e bom aspecto visual, além de serem resistentes aos nematóides de galha e cisto.

 

A soja Roundup Ready, tolerante a herbicidas à base de glifosato, foi desenvolvida pela Monsanto com o objetivo de controlar de forma mais eficaz e segura o crescimento de plantas daninhas que competem com a cultura principal. Outras vantagens da tecnologia são flexibilidade no período de controle, simplicidade no manejo, colheita no limpo e menor queima de combustível.

 

Confira as cultivares da Monsoy e suas principais características agronômicas:

 

M7211RR

- Maior produtividade, estabilidade e adaptação dentre os materiais de ciclo superprecoce;

- Ideal para plantio de safrinha no cedo, pois é adaptada a esta condição e entrega mais resultado em menor tempo;

- Melhor aproveitamento de água e maquinário e, consequentemente, aumento na lucratividade da lavoura. Além disso, a precocidade proporciona menores gastos com controle de pragas e doenças;

- Alto potencial produtivo.

 

M7639RR

- Superprecocidade produtiva com resistência ao nematóide de cistos para o plantio no cedo;

- Ideal para as áreas com este problema permitindo o plantio de safrinha de milho, sorgo e algodão em rotação de culturas.

 

M7908RR

- Variedade precoce de excelente estabilidade produtiva com forte adaptabilidade e resistência ao nematóide de galhas;

- Altos resultados produtivos, adaptabilidade, estabilidade.

 

M8221RR

- Variedade de ciclo médio com muita produtividade;

- Sanidade foliar.

 

Novidades a caminho

 

Por meio das mais modernas técnicas de melhoramento genético e com base num amplo banco de germoplasma de elite, a Monsoy realiza um importante intercâmbio global de cultivares e linhagens. A equipe de pesquisa da marca combina excelência acadêmica, inovação científica e experiência profissional, desenvolvendo cultivares capazes de se adaptar às mais diferentes condições de cultivo, gerando diversas soluções para diferentes sistemas de produção.

 

Preocupada em trazer novas soluções para a realidade dos sojicultores brasileiros, as pesquisas com o grão são realizadas pelo time de Desenvolvimento Tecnológico da Monsoy na estação de Morrinhos (GO), região estratégica para o cultivo da soja. A ampliação do portfólio de variedades, com a introdução de tecnologias voltadas à tolerância a herbicidas e resistência a insetos, é o grande foco da Monsoy nas próximas safras.

 

Benefícios comprovados

 

A produtividade superior das variedades com tecnologia Roundup Ready foi comprovada em um estudo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), o qual aponta que as lavouras de soja geneticamente modificada no Brasil apresentaram, na safra 2008/09, rendimento médio 5% maior ao da soja convencional. De acordo com o relatório Agrianual 2009, da consultoria AgraFNP, custo total de produção da soja RR no Brasil é 6,2% menor que o da soja convencional.

 

Segundo o estudo “Impacto Global das Lavouras Geneticamente Modificadas 1996-2008”, (2010) de autoria dos economistas Graham Brookes e Peter Barfoot, da consultoria inglesa PG Economics, em 13 anos de plantio da soja tolerante a herbicida, a tecnologia foi responsável pela redução de 50,5 milhões de quilos de defensivos agrícolas nas lavouras.

 

O levantamento também demonstra que, com o uso da biotecnologia para soja, em 2008, o aumento da renda agrícola foi equivalente a um aumento anual e produção superior a 2,6% (por volta de 1,54 milhões de toneladas). Nacionalmente, a adoção da soja RR aumentou a renda dos produtores em US$ 592 milhões também em 2008.

 

Ana Beatriz Paschoal

CDI Comunicação Corporativa

(11) 3817-7914

ana.beatriz@cdicom.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025