Monsanto vai integrar centro de pesquisa com hortaliças e grãos

03.02.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Monsanto anunciou parceria com o North Carolina Research Campus (NCRC), centro de pesquisa na cidade de Kannapolis, na Carolina do Norte (EUA), dedicado à condução de estudos que possam contribuir para a melhoria da saúde humana e para o desenvolvimento da agricultura.

O objetivo da NCRC é promover a colaboração entre centros universitários e indústria no desenvolvimento de estudos sobre nutrição, agricultura e biotecnologia, para acelerar a criação de alimentos mais saborosos e com maior valor nutricional. No centro, a Monsanto deve estabelecer unidades de pesquisa focadas em sabor e composição nutricional de hortaliças e no aumento do valor nutritivo de grãos usados na alimentação, como a soja.

“O centro de pesquisa é uma grande promessa, e com a sinergia que existe, deve trazer contribuições significativas para diferentes áreas”, diz Robb Fraley, diretor-chefe de tecnologia da Monsanto.

Investimento no mercado de hortaliças

Por meio de sua Divisão de Hortaliças e Frutas, a Monsanto pretende oferecer produtos de melhor qualidade aos consumidores. “Esse negócio representa uma grande oportunidade de inovação. Além de trazer benefícios para a saúde, a criação de novas variedades, seja pelo melhoramento genético convencional ou pela biotecnologia, oferece aos agricultores produtos mais rentáveis e resistentes a doenças”, afirma Marcelo Ernandes, líder da área no Brasil.

Ainda neste ano, a Monsanto deve lançar, nos Estados Unidos, por meio de suas marcas para hortaliças e frutas, uma nova alface, resultado do cruzamento entre os tipos romana e americana, que tem textura mais crocante e uma vida pós-colheita melhor, mantendo suas qualidade nutricionais por um período maior de tempo. No Brasil, deve ser lançada até o fim do ano a alface crespa crocante, que também tem melhor aparência e pós-colheita, oriunda do cruzamento entre os tipos americana e crespa. Além disso, até 2013, deve chegar ao mercado americano uma nova variedade de brócolis com maior teor de antioxidante.

A parceria com o NCRC não é a primeira estabelecida pela Monsanto para hortaliças. No ano passado, a companhia anunciou uma colaboração de cinco anos com a Dole Foods, maior produtora de hortaliças e frutas frescas, para o desenvolvimento de variedades de hortaliças com melhores sabor e textura e maior valor nutricional e que estejam mais adaptadas às condições de clima nas regiões em que há plantações.

Sobre o North Carolina Research Campus

Criado por David H. Murdock, dono da Catle & Cooke e maior acionista da Dole Foods Compan, por meio da instituição que leva seu nome (David H. Murdock Research Institute), é um centro de pesquisa em que indústrias e centros universitários de todo se reúnem para trocar informações e gerar inovações e descobertas que envolvam nutrição, saúde humana e agricultura. Atualmente são parceiros acadêmicos Appalachian State University, Duke University, North Carolina A&T University, North Carolina Central University, NC State, UNC Chapel Hill, UNC Greensboro, UNC Charlotte and Rowan Cabarrus Community College. Também têm centro de pesquisas Labcorp, Sensory Spectrum, Carolinas Healthcare System, Carol Zeiss Imaging, Anatomics, Lovelace Research Institute, Dole Nutrition Institute and David H. Murdock Research Institute.

Mais informações:

/

/

Fonte: CDI - Comunicação Corporativa - (11) 3817-7925

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025