Monsanto apresenta nova tecnologia para soja desenvolvida exclusivamente para o Brasil

Intacta RR2 Pro foi mostrada durante o o Show Rural Coopavel, em Cascavel

08.02.2011 | 21:59 (UTC -3)
Glaucy Rodrigues

A Monsanto apresentou nesta terça-feira (8), durante a principal feira agrícola do Paraná, o Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), sua nova tecnologia para soja que promete revolucionar as lavouras brasileiras. Ao longo dos últimos 10 anos, a empresa investiu cerca de US$ 100 milhões para o desenvolvimento da Intacta RR2 Pro, a primeira tecnologia pensada para um mercado fora dos Estados Unidos.

A nova tecnologia é única porque reúne, ao mesmo tempo, três soluções em um só produto: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas de mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR).

Conforme a empresa, a Intacta RR2 Pro viabiliza práticas agrícolas sustentáveis ao reduzir o uso de inseticidas para o controle das principais lagartas da soja. “Essa nova tecnologia está em sintonia com o nosso compromisso de sustentabilidade focado em aumento de produtividade, preservação de recursos naturais e melhoria na qualidade de vida dos agricultores. Além disso, mantém a eficácia, o amplo espectro de ação e a flexibilidade da tecnologia Roundup Ready”, disse o vice-presidente executivo e líder Global de Tecnologia da Monsanto Company, Robert Fraley, em palestra realizada para produtores no auditório da Coopavel.

Durante a apresentação, os agricultores puderam obter informações sobre novas tecnologias que podem elevar o potencial produtivo de pequenas, médias e grandes propriedades; a evolução dos projetos de pesquisa e a importância do Brasil para os negócios da Monsanto e para a agricultura mundial. “O desenvolvimento da Intacta RR2 Pro é mais uma prova da grande confiança que a Monsanto possui no futuro da biotecnologia agrícola no Brasil e nos benefícios que ela pode continuar oferecendo aos agricultores, meio ambiente e saúde humana e animal”, afirmou André Dias, presidente da Monsanto do Brasil, também presente à feira paranaense nesta terça-feira. “O fortalecimento da estrutura institucional e regulatória brasileira, e o respeito pela propriedade intelectual no país fazem com que a Monsanto reafirme seu compromisso de seguir investindo no Brasil", completou.

Escolha estratégica

Os estudos com a tecnologia Intacta RR2 Pro começaram há mais de 10 anos nos laboratórios da Monsanto nos EUA e os testes de campo no Brasil tiveram início na safra 2006/07. A nova soja da Monsanto foi aprovada pela CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) em reunião realizada em 19 de agosto de 2010.

A exemplo do que aconteceu com a tecnologia RR, a Monsanto também pretende licenciar a tecnologia Intacta RR2 Pro para outras empresas de melhoramento genético de soja. “Trabalhamos no modelo de amplo licenciamento, ou seja, colaboramos no desenvolvimento de pesquisas e produtos com vários parceiros. Essa é uma de nossas filosofias de trabalho. Atualmente, oito empresas de pesquisa de soja estão realizando melhoramento genético com a soja INTACTA RR2 PRO”, afirma Rodrigo Santos, diretor de Estratégia, Gerenciamento de Produto e Desenvolvimento Tecnológico da Monsanto.

A aprovação da soja Intacta RR2 Pro beneficia os agricultores brasileiros, pois dá mais um passo em direção à oferta de uma nova tecnologia, que ampliará as opções de escolha do sojicultor. “Para nós que temos profunda ligação com a agricultura brasileira será um privilégio demonstrar aos produtores o valor desta tecnologia para a sojicultura nacional”, afirma Marcio Santos, gerente de Marketing de Soja da Monsanto.

Ao longo de 2011, os agricultores, clientes e parceiros da Monsanto do Brasil terão a oportunidade de conhecer de perto a nova soja Intacta RR2 Pro. “Vamos participar de várias feiras agrícolas pelo Brasil para apresentá-la ao mercado. Temos certeza que, ao verem de perto a nova tecnologia, todos irão perceber a verdadeira revolução que traremos para os campos de soja”, diz Rogério W. Andrade, gerente de Marketing responsável pela apresentação da soja Intacta RR2 Pro.

Como o projeto está na fase final de pesquisa e desenvolvimento, a soja Intacta RR2 Pro estará apta para ser comercializada após o registro das cultivares e as aprovações para importação em mercados importantes.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro