Modelo inédito da Netafim garante soluções de ponta a ponta

Empresa apresenta modelo de negócio que garante soluções para quem já é e para quem quer ser irrigante. Entre as novidades está a irrigação por assinatura

18.04.2022 | 16:39 (UTC -3)
Mariana Cremasco

O desenvolvimento de tecnologias tem proporcionado avassaladoras mudanças em diversos setores e na agricultura não é diferente. Úteis e eficientes, eles proporcionam redução de custos, de tempo e, na maior parte das vezes, agregam qualidade no que oferecem aos consumidores.

Por esse motivo, a Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação, inova mais uma vez e, apresenta o Netafim Services, um novo modelo de negócio de ponta a ponta que garante soluções para quem já é irrigante e para quem quer ser.

O novo Netafim Services, busca, através do fornecimento de diversas modalidades de serviços, melhorar a aproximação com seus clientes, garantindo o sucesso dos projetos e acelerando a transferências de know how e tecnologias referentes a irrigação localizada.

O projeto apresenta três opções de planos ao agricultor. Um deles, derivado de um conceito da indústria de softwares conhecido como SaaS (Software as a Service), traz ao mercado um novo conceito de irrigação por assinatura ou IaaS (Irrigation as a Service). Neste modelo a Netafim planeja, desenha, instala, opera e realiza a manutenção dos sistemas de irrigação, através de uma assinatura mensal, sem a necessidade de grandes investimentos iniciais!

“As pessoas hoje estão mais propensas a pagar para viver as experiências proporcionadas pelas compras do que simplesmente deter a posse ou a propriedade de um bem. Este modelo de negócio já funciona em larga escala nos mercados de veículos, entretenimento e TI, por exemplo, e agora chega para ficar no mercado de irrigação”, conta Caio Macedo, gerente comercial de serviços da Netafim.

De acordo Macedo, a empresa entende que estamos na era da economia da recorrência onde um novo modelo de negócio, também conhecido como “economia das assinaturas”, é resultado da revolução das relações comerciais que substitui a ideia de propriedade de um bem ou produto pelo conceito do seu uso ou benefício.

Além do plano de irrigação por assinatura, o cliente tem mais duas ofertas principais que completam o seu portfólio de serviços: Planos anuais de serviços e planos de operação e manutenção.

Os Planos Anuais de Serviços, funcionam como uma consultoria técnica e agronômica focada em irrigação e fertirrigação. Com ele, aqueles que já possuem um sistema de irrigação podem ter a experiência da empresa e seus especialistas como consultores da sua equipe para otimizar a operação, maximizar o retorno do investimento e reduzir riscos em sua execução.

O plano de Operação e Manutenção também é dedicado para quem já possui sistema de irrigação, mas neste plano, além da consultoria, a Netafim assume toda a operação diária e a manutenção preventiva do sistema. Com isso o proprietário tem total tranquilidade para focar em seu negócio e sua produção.

O CEO no Brasil e Mercosul da Netafim, Ricardo Almeida, destaca que inovação está no DNA da empresa e que a proposta dos lançamentos e novidades giram sempre em torno dos pilares de sustentabilidade e economia, tanto de água, quanto de recursos dos produtores.

“Através deste novo modelo de negócios é possível que o produtor tenha um sistema completo de irrigação, pagando mensalidades, similar aos serviços de máquinas, carros e entretenimento por assinatura. Logo, não há a necessidade de grandes investimentos iniciais, transformando o Capex em Opex, simplificando as operações e maximizando o sucesso de ponta a ponta nos projetos”, disse Almeida.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024