Rancho da Matinha apresenta os critérios utilizados na pecuária de produção
Uma missão comercial brasileira viaja nesta sexta feira (21/05) para a Rússia com o intuito de dar continuidade às negociações com empresários russos para a exportação de genética da raça Hereford.
A missão, realizada entre 21 de maio a 4 de junho, faz parte do projeto de promoção e comercialização internacional Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Integram a missão representantes de uma central de inseminação artificial, de três fazendas produtoras de genética Hereford, de uma empresa de medicamentos veterinários, da ABHB e da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL. Os empresários brasileiros vão oferecer aos compradores russos produtos como sêmen, embriões, reprodutores, ventres, medicamentos veterinários e suplementos para bovinos, além de serviços na área genética.
Em outubro de 2009 o projeto BHB trouxe ao Brasil duas das maiores empresas compradoras de genética Hereford da Rússia e os empresários ficaram impressionados com a qualidade do produto brasileiro, mostrando real interesse no intercâmbio comercial com os produtores brasileiros. “A missão à Rússia é uma retribuição a esta visita e uma o portunidade de conhecermos de perto as reais necessidades daquele mercado”, afirma o gerente executivo do projeto BHB Fernando Schwanke,
A Rússia possui um projeto de aumento da produção de carne bovina, com investimentos na ordem de US$ 750 milhões. A importação de genética Hereford para a melhoria qualitativa e quantitativa dos rebanhos está prevista no projeto e representa uma grande oportunidade para o Brasil. “Os principais vendedores de genética Hereford para a Rússia são a Austrália e Nova Zelândia, e queremos nos posicionar como um concorrente potencial neste mercado” salienta Fernando Schwanke.
A primeira semana da programação será dedicada a agendas empresariais e governamentais. Está prevista uma visita ao Secretário de D efesa Agropecuária, onde será discutida a importância da efetivação de acordos sanitários entre os dois países. “O projeto BHB tem trabalhado em várias importantes frentes, comerciais, mas também político e institucionais. Em abril estivemos com o Ministro da Agricultura brasileiro solicitando a priorização da consolidação do acordo sanitário com a Rússia. Os acordos estão sendo negociados e temos boa expectativa que eles se realizem”, informa o Presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa.
Na segunda semana na Rússia, o grupo viaja para o Sul da Rússia, quase na divisa com o Cazaquistão para conhecer a região produtora de Hereford e reunir-se com o Presidente da Associação Russa de Hereford, com quem deverá ser firmado um convênio de cooperação técnica. “Até pouco tempo era impensável que o Brasil pude sse posicionar-se como vendedor de genética bovina de Hereford no mercado internacional, e graças ao projeto BHB estamos virando este jogo, comenta o gestor da Apex-Brasil responsável pelo projeto BHB, Avay Miranda.
Mais informações no site da ABHB .
/
ou na secretaria da ABHB55 (0xx53) 3241 9164 | 55 (0xx53) 3242 1332
Lorena Riambau Garcia
Associação Brasileira de Hereford e Braford
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura