Arla 32 será produzido pela Vale Fertilizantes
As lideranças do setor do carvão mineral estarão reunidas em Brasília, nesta terça-feira (26), com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A audiência, que será realizada às 17h no Ministério, foi marcada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral.
Na oportunidade, as lideranças irão solicitar ao ministro, a inclusão das usinas termoelétricas a carvão mineral nacional nos próximos leilões de energia A-5. “Para que as usinas termoelétricas a carvão mineral nacional possam se viabilizar, é importante que estes projetos possam participar e competir nos leilões de energia tipo A-5 de abrangência nacional, regularmente promovidos pelo Ministério de Minas e Energia”, comenta Hamm.
Hamm comenta que no Rio Grande do Sul estão localizadas 90% das reservas nacionais, o que representa 5,376 bilhões de toneladas de carvão. Ainda lembrou que existem cinco projetos termelétricos a espera de leilão, que se aprovados representaram U$ 7,8 bilhões em investimentos, sendo a maior parte na Metade Sul do Estado. O parlamentar relata que o Rio Grande do Sul importa 65% de suas necessidades de energia elétrica o que, além de não gerar impostos e empregos no Estado, aumenta o risco de fornecimento de energia de qualidade e quantidade.
O encontro contará com a presença do presidente da Frente, senador Delcídio Amaral, representantes das usinas termoelétricas, deputados, senadores, prefeitos e vereadoras das regiões de produção de carvão mineral e o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan.
Márcia Godinho Marinho
Assessoria de Imprensa Afonso Hamm
(61) 3215-5604
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura