Ministro Andrade assina portaria que retira o Tocantins da Zona de Exclusão de plantio de algodão

15.01.2014 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, assinou nesta terça-feira, 14 de janeiro, três portarias a serem publicadas amanhã, 15 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU). Entre elas, a Portaria 30, de 13 de janeiro de 2014, que retira o estado do Tocantins da Zona de Exclusão de plantio de algodão geneticamente modificado, constante da Portaria de numero 21, de 13 de janeiro de 2005.

O ministro assinou também a Portaria 31, de 13 de janeiro de 2014, que altera os artigos 2, 6, 7 da Portaria 1.109, de 06 de novembro de 2013, que passam a vigorar com outras redações, dos quais foram alteradas as regras de importação de produtos agrotóxicos, que tenham como ingrediente ativo a substância Benzoato de Emamectina para fins de contenção da praga Helicoverpa armigera.

Por fim, foi assinada a Portaria 32, de 13 de janeiro de 2014, que declara estado de emergência fitossanitária ao intensivo ataque da praga Helicoverpa armigera nas áreas produtoras do estado de Mato Grosso para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais.

O ministro ressaltou que o trabalho do Ministério da Agricultura deve estar sempre alinhado com os problemas detectados pelos produtores rurais e resolvidos com eficiência. Antônio Andrade disse ainda que ao fazer reuniões com o setor agropecuário é mais fácil identificar as demandas e faz com que a agricultura brasileira continue progredindo.

Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, que esteve presente durante a assinatura das portarias, é de grande importância o apoio que o governo está proporcionando aos produtores que sofrem com a lagarta Helicoverpa armigera, como também com os prejuízos que afetam a produção agrícola.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025