Ministério participa da Operação Ágata 5 na fronteira

22.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Mônica Bidese

O Mapa, por meio dos fiscais agropecuários, participou da Operação Ágata 5, que teve início no dia 6 de agosto e abrangeu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O objetivo foi combater crimes transnacionais e ambientais, além de intensificar a presença do Estado na faixa de fronteira e incrementar o apoio à população local.

Os fiscais federais agropecuários atuaram nos postos de fronteira fiscalizando o transporte de produtos de origem animal e vegetal em barreiras sanitárias e distribuíram folders da campanha de educação sanitária “Mala Legal”, que informa o que é possível ingressar no país, bem como os produtos vetados. Durante a Operação, os demais órgãos do governo vistoriaram 631 embarcações. Desse total, 49 foram notificadas por irregularidades administrativas. Segundo balanço final, foram presas 31 pessoas e apreendidas 6 toneladas de entorpecentes. Em 15 dias de ação, 182 carros e embarcações foram recolhidos, em uma área de 3,9 mil quilômetros de fronteira com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

A Operação Ágata 5 foi uma iniciativa conjunta das três Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica, em parceria com outros órgãos do governo, além de representantes de estados e municípios das regiões abrangidas pela operação. Todas as ações foram coordenadas pelo Ministério da Defesa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025