Microdestilaria de Etanol é atração da Agrifam 2013

01.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Giuliano Martins

O setor de comercialização da 10ª Agrifam estará com uma Microdestilaria de Etanol. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), organizadora e realizadora da Feira, firmou parceria com a empresa Limana Poliserviços para demonstrar um modelo de destilador de pequeno porte, produtor de cachaça e etanol, ideal para pequenos agricultores, mas que pode ser redimensionado, podendo atender também associações e cooperativas.

O álcool hidratado produzido pode ser utilizado em veículos, máquinas e demais equipamentos movidos a motor de combustão. O equipamento também pode fabricar álcool de cereais para serem utilizados tanto na indústria alimentícia como farmacêutica. A empresa fabrica equipamentos que atendem a produção agroindustrial. No sistema de batelada, há capacidades de produção de 250, 300, 450 e 650 litros por dia. Enquanto, no contínuo, a produção pode ser de 1.200, 2.400, 5.000 e 10.000 litros por dia.

Presidente da Fetaesp, Braz Albertini salienta que a microdestilaria é uma ótima opção aos pequenos produtores. “O equipamento pode ajudar o agricultor na produção do etanol em sua propriedade, assim ele não precisa vender a matéria-prima para a indústria e, além de produzir para o consumo próprio, pode investir numa segunda fonte de renda”, observa.

Biodiesel - A questão do aproveitamento de matéria-prima também se estende para a questão de grãos. A empresa irá apresentar uma extrusora, máquina que extrai o óleo de grãos, como soja, girassol, canola, entre outros, proporcionando ração para animais. Além de uma transesterificadora, máquina que retira a glicerina desses mesmos óleos e de óleos saturados, os chamados óleos de frituras, transformando-os em biodiesel.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025