MGA Premix aumenta eficiência de programas de IATF

11.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

Recomendado inicialmente para aumentar a eficiência reprodutiva de vacas de corte em monta natural, o produto MGA Premix da Pfizer acaba de ter eficácia comprovada também para animais em Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). É o que aponta estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Botucatu. Segundo informa a empresa, a pesquisa envolveu 378 vacas Nelore paridas e revelou que a sincronização do cio após a IATF, com MGA Premix, aumentou o número de vacas gestantes por inseminação artificial.

A porcentagem de vacas inseminadas no cio após a IATF foi de 41,5% para o grupo que recebeu MGA Premix, contra 26% do grupo controle. Além disso, houve uma maior concentração do cio, ou seja, mais vacas foram inseminadas em um menor período de tempo. O resultado final foi uma maior taxa de prenhez para o grupo tratado com MGA Premix (IATF, seguida de IA no cio de retorno - ou seja, no cio seguinte à IATF).

Sobre MGA Premix

MGA Premix é um granulado contendo progestágeno (hormônio reprodutivo), misturado ao sal mineral. Produto de administração oral para sincronização de cio, MGA Premix incrementa a eficiência reprodutiva de vacas de corte.

Sobre IATF

Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma técnica que permite aumentar a produtividade do rebanho e pode ser aplicada em propriedades de qualquer tamanho. Assim, o produtor passa a ter um melhor controle sobre a reprodução, uma vez que o método permite inseminar o rebanho em horário predeterminado, sem a necessidade de detecção do cio. Com o uso da IATF, o produtor pode inseminar as vacas mais rapidamente, a partir do momento em que estão liberadas para a reprodução. A eficiência reprodutiva em uma fazenda está diretamente relacionada à rentabilidade do negócio.

A Pfizer dispõe de soluções na área de reprodução, tanto para vacas em IATF quanto para vacas em monta natural. A linha reprodutiva Pfizer é composta por CIDR (dispositivo intravaginal de progesterona), Lutalyse (prostaglandina natural), ECP (cipionato de estradiol) e MGA Premix. A Pfizer possui também uma linha de vacinas reprodutivas (CattleMaster 4+L5 e Leptoferm), que completam o conjunto de soluções da empresa em reprodução. Além dos produtos, a companhia oferece assessoria técnica especializada para os fazendeiros. Assim, o produtor recebe orientação personalizada sobre protocolos de sincronização e IATF, de acordo com as necessidades da propriedade.

Informações adicionais: www.pfizersaudeanimal.com.br ou 0800 011 19 19.

Camila Costantini

CDN Comunicação Corporativa

(11) 3643-2785

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025