Como ocorrem os danos por geada no trigo
A situação e as perspectivas para a produção de pequenas frutas no Brasil, Argentina e Uruguai serão um dos temas em destaque no VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas, que acontece quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 14 e 15, em Vacaria, RS. Para tratar do assunto, o último painel do evento, com início às 15h15min do dia 15, reunirá representantes dos três países.
A pesquisadora Andrea De Rossi Rufato, da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, uma das organizadoras do Seminário, assinala que, com tal debate, será possível comparar o cenário da produção de pequenas frutas em âmbito regional. Isso ajudará na identificação de aspectos e estratégias que contribuam para com o avanço da cadeia produtiva no Brasil, segue ela.
O Seminário também terá como tema em evidência a produção de morango. Em painel que acontece na manhã do dia 15, com início às 8h30min, serão debatidos sistemas alternativos para a produção da fruta. “Atualmente há grandes problemas decorrentes do uso indevido de agrotóxicos, sendo a utilização de práticas alternativas de produção, como a produção integrada e a produção orgânica, uma estratégia para a obtenção de produtos de melhor qualidade e mais saudáveis”, observa o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Luis Eduardo Corrêa Antunes, que será o moderador de tal debate. Outro assunto em pauta será a insuficiência da produção local de mudas para atender à demanda, acrescenta Antunes. “A importação tem crescido muito nos últimos anos, mas há regiões no RS com potencial para produção de mudas, a qual poderia atender a um segmento importante”, ressalva.
O VI Seminário Brasileiro sobre Pequenas Frutas acontecerá no Centro de Eventos Bortolon (Rua Ramiro Barcelos, 471 - Centro), em Vacaria, em uma promoção conjunta de Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Emater-RS/Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Vacaria, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com diversas instituições apoiadoras. O valor da inscrição para o Seminário, a ser, agora, efetuada no primeiro dia do evento, é R$ 30,00 para estudantes e R$ 60,00 para profissionais, produtores e outros interessados. Mais informações sobre o evento em
.
Programação do painel Situação e perspectivas da produção de pequenas frutas, das 15h15min às 17h do dia 15
Moderador: Eduardo Pagot (Emater/RS-Ascar, Vacaria, RS)
15h15min-15h30min – Brasil
Pesquisador Luis Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS);
15h30min-15h45min – Argentina
Pesquisador Anibal Caminiti, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta) (San Martin de Los Andes, Argentina);
15h45min-16h – Uruguai
Técnica Anabel de Souza Benítez, da empresa Kelodil S.A. (comercializadora de pequenas frutas), do Uruguai.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura