Mercado mundial da carne atrai especialistas para workshop

19.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

As perspectivas para o mercado mundial da carne foi tema de palestra ontem em Ribeirão Preto-SP. Durante o II Workshop de Produção e Reprodução em Gado de Corte, organizado pela Ourofino Agronegócio, o diretor estratégico do frigorífico JBS, Antonio Jorge Camardelli, falou sobre as retaliações internacionais à carne brasileira e estratégias para ação no exterior.

“Nós temos diferenciais que nenhum outro país tem, como as condições climáticas, solares e pluviométricas. Seria necessário uma reorientação da defesa sanitária e avanço nas modificações do sistema de inspeção”, disse o palestrante.

Camardelli abriu o ciclo de palestras e na sequência José Ultímio Junqueira Junior, da Via Verde Consultoria, apresentou o tema “Fazendas de Corte: Sustentabilidade ou Colapso?”, dando continuidade à discussão de estratégias para que o Brasil ocupe mais espaço no mercado internacional de carne. “Só vamos atingir mercados na hora em que conseguirmos mostrar para o mundo o potencial que a gente tem, respeitando a sustentabilidade”, disse. Segundo o palestrante, para uma pecuária sustentável é preciso manejo de recursos, de pasto e de animais.

A melhor estratégia de recuperação do solo seria corrigir e adubar pequenas áreas, permitir descanso para outras degradadas e realizar controle somente quando tem capim e manejo de pasto. “É preciso criar um pastejo rotacionado, vedar e adubar o solo, e levar os animais para outro lugar, ou seja, adequar-se ao que se tem, buscando a fertilidade com reaproveitamento e adubação”. O médico veterinário Claudio Olimpio de Sousa Filho veio de Unaí/MG para participar do evento. “É muito importante essa conscientização ambiental, pois ela não é um empecilho para a produção e rentabilidade, ao contrário, a atividade no campo caminha com a sustentabilidade. É esse o novo cenário”, disse.

De acordo com o diretor comercial da Ourofino e organizador do evento, José Ricardo Maio, o II Workshop de Produção e Reprodução em Gado de Corte visa levar ao mercado conhecimento tecnológico, com a participação dos principais nomes da pecuária de corte. “O objetivo é a transferência de conhecimento de tecnologia dos centros de pesquisa para os técnicos do campo” disse Maio.

Marília Saveri

Comunicação Ourofino Agronegócio

(16) 3518-2359

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025