Mercado do etanol sofre com os números da produção de cana

04.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Leticia Odilon

Setor sucroalcooleiro já trabalha com uma redução de 12% no volume de produção de cana-de-açúcar se comparado à safra anterior, de acordo com estimativas da Archer Consulting – empresa especializada em gestão de riscos para commodities agrícolas.

“Acreditamos que a produção deste ano seja de 515 milhões de toneladas, com essa redução”, completa Arnaldo Corrêa, diretor da Archer Consulting e gestor de riscos.

Ainda assim, ele aponta como positiva a decisão governamental em não alterar a porcentagem da mistura de etanol na gasolina, mesmo com o sinal amarelo da produção alertando uma queda na oferta de etanol no mercado para os próximos meses.

“A redução da porcentagem de etanol na gasolina poderia provocar uma reação contrária no setor, pois alguns poderiam entender que a redução do etanol siginificaria não se preocupar em produzir no mesmo ritimo, uma percepção errada que faria com que mais cana fosse direcionada para produção de açúcar (mais rentável ao produtor hoje), mas que seria péssimo no médio prazo”, afirma Arnaldo.

Isso porque o açúcar continua apresentando a melhor opção de rentabilidade para o setor sucroenergético. Segundo avaliação da Archer Consulting, a trajetória dos preços do açúcar na Bolsa de NY apresentou valorização, neste ano, de até 22,2% no acumulado. “Indicando que o mercado acredita que a oferta de açúcar não é um problema pontual e nem mesmo será resolvido em pouco tempo”, explica o gestor de riscos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025