Mercado de fungicidas multissítios em soja contribui para manejo de doenças

Criado pela UPL, segmento de mercado dos multissítios contribui para complexo de doenças como ferrugem asiática e mancha alvo

20.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Rafael Iglesias

O segmento de mercado dos multissítios em soja foi criado pela UPL como uma solução para os agricultores manterem os patamares de alta produtividade, principalmente em situações de resistência da ferrugem e da mancha alvo, e aos principais fungicidas de sítio específicos utilizados no mercado.

"A adoção do mercado ao uso de fungicida multissítios em soja tem aumentado muito nas últimas três safras. A principal marca desta categoria é o fungicida Unizeb Gold, que atua em seis diferentes sítios, ou seja, seis pontos diferentes do metabolismo dos fungos. Essa característica diminui consideravelmente a possibilidade de resistência", afirma o gerente de fungicidas da UPL Brasil, Fernando Arantes.

A temida ferrugem asiática – causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi – é de fato a mais agressiva, porém outras doenças, como a mancha alvo (Corynespora cassiicola) vem crescendo em relevância nos últimos anos, assim como o complexo de doenças que ocorre na cultura. As perdas causadas pelo complexo de doenças podem superar 40% da produção, de acordo com pesquisas. Há relatos de prejuízos superiores a 80% da produtividade.

"Presente no país há cerca de 20 anos, a ferrugem asiática causa 'pontos' escuros nas folhas durante a fase inicial. Com a reprodução do fungo, há queda prematura das folhas e o desenvolvimento geral da planta fica comprometido, já que os grãos ficam pequenos e não se tornam maduros. Ainda mais grave, o aborto das vagens em formação pode proporcionar a perda total da produção", explica Fernando Arantes.

Com o fungicida multissítio Unizeb Gold, líder na categoria, agora, com o recém lançado fungicida multissítio Tridium, a UPL promete assegurar proteção máxima desde o início da lavoura (pré-fechamento das entrelinhas), se estendendo até a fase de colheita com o Unizeb Gold associado a um fungicida de sitio específico. Em seis safras, o fungicida já tratou com sucesso mais de 115 milhões de hectares. "Em pesquisas, constatamos que 98% dos agricultores que utilizam Unizeb Gold comprovaram visualmente o manejo mais eficiente das principais doenças e, consequentemente, aumento de produtividade em suas lavouras, que é o nosso objetivo principal", destaca o gerente de fungicidas da UPL.

Proteção na lavoura do início ao fim

Os agricultores ganharam um novo aliado com o lançamento de Tridium, multissítio que possibilita aos agricultores proteger suas lavouras desde o início, obtendo plantas mais verdes, eficientes e produtivas. "Dedicada à inovação, a UPL aposta no manejo inteligente com essa solução destinada à aplicação no pré-fechamento das entrelinhas da soja", informa Fernando Arantes.

"Os fungicidas multissítios da UPL diferenciam-se por oferecer proteção máxima, já que atuam eficientemente no manejo da resistência, além de permitir que os agricultores produzam cada vez mais e de forma mais segura e sustentável – ideais que estão na base da nossa credibilidade na cadeia de produção de alimentos. Investimos em inovação para beneficiar a segurança alimentar do planeta", finaliza o gerente de fungicidas da UPL.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024