Mercado agrícola recua com pressão externa e demanda incerta

Tensões entre EUA e China impactam soja e influenciam demais mercados

24.03.2026 | 16:46 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações da Conab

As tensões comerciais entre Estados Unidos e China voltaram a pressionar os mercados agrícolas na última semana, refletindo em queda nas cotações internacionais da soja e influenciando outros segmentos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a oleaginosa registrou recuo médio de 3,15% em Chicago, diante das incertezas sobre a continuidade da demanda chinesa.

Apesar da reação positiva dos prêmios nos portos e da leve valorização do dólar, o movimento externo prevaleceu e puxou os preços no mercado brasileiro para baixo

.

No açúcar, o cenário segue pressionado ao longo de 2026, com influência do superávit global e da competitividade das exportações brasileiras. A tendência no curto prazo é de estabilidade com viés de queda, condicionada ao câmbio e à demanda enfraquecida.

O mercado de algodão mantém ritmo lento de negociações, refletindo custos elevados e dificuldades de financiamento, enquanto o arroz apresenta maior estabilidade, com preços pouco variáveis e equilíbrio entre oferta e demanda.

No café, os preços seguem sustentados por estoques baixos e pela entressafra, mas a perspectiva de safra recorde em 2026 limita avanços mais consistentes. A tendência é de oscilações moderadas no curto prazo.

Entre os demais produtos, o etanol tende à estabilidade com leve queda, acompanhando o início da safra; o feijão mantém negociações moderadas; e o milho segue com baixo volume de negócios, influenciado por incertezas climáticas e logísticas.

Na contramão, a mandioca registra valorização, sustentada pela demanda industrial aquecida e oferta restrita.

Já o trigo continua com mercado travado no Brasil, pressionado pela fraca demanda interna e pela ampla oferta global, especialmente diante da concorrência de países como Rússia e Argentina.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp