Tradecorp leva soluções nutricionais para fertirrigação na Fenicafé 2015
Falta menos de uma semana para o começo de um dos maiores eventos do agronegócio. A partir da segunda-feira (9), os olhos do Brasil e do mundo se voltam para a região, quando a Cotrijal abre oficialmente a programação da 16ª Expodireto em Não-Me-Toque – RS. A feira deste ano tem como lema “Negócios que inspiram o amanhã” e se estende até o dia 13 de março.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, aponta que o evento tem sido um palco importante para as reivindicações do setor primário. “O seguro de renda será um dos temas a serem discutidos. A última safra de inverno mostrou a carência nesse assunto, quando o seguro agrícola não cobriu nem os custos, além de não termos o seguro de renda. Também precisamos continuar batendo na tecla da logística e da infraestrutura. É importante continuar discutindo esses temas, foi assim com relação à transgenia e na renegociação de dívidas, por exemplo. Nós temos de mostrar as necessidades do nosso produtor e a Expodireto tem sido um palco para levar as reivindicações aos governos”, finaliza Mânica.
Com a presença já confirmada de 60 países e 515 expositores, a feira foi lançada em meio a um clima de otimismo, porém, diante do cenário de incertezas na economia nacional, com a alta de juros e tributos, a organização da feira evitou citar números quanto a comercialização. Segundo Mânica, as instituições financeiras já garantiram linhas de financiamento com recursos abundantes, mas é cedo para adiantar volume de negócios.
Debates
Além dos eventos tradicionais já confirmados como o Fórum da Soja, do Milho e do Leite, e ainda o Fórum do Jovem Cooperativista, realizado pela Cotrijal e Diário da Manhã, os debates da feira também irão acontecer durante a Audiência Pública do Senado, que irá tratar sobre o emplacamento de máquinas agrícolas, e em um encontro inédito que irá reunir ex-ministros da Agricultura durante a feira. Outro assunto que deve centrar os debates é o Cadastro Ambiental Rural, cujo prazo, se não confirmada a prorrogação, se encerra em maio. A 16a edição vai de 09 a 13 de março e a estimativa é atrair um público superior a 230 mil pessoas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura