Melhoramento Genético em debate na Embrapa Clima Temperado

12.07.2010 | 20:59 (UTC -3)

Nos dias 12 e 13 de julho, a Embrapa Clima Temperado sedia o “I Workshop sobre Melhoramento Genético Vegetal”. O evento, que visa discutir a percepção socioeconômica, métodos, relações e perspectivas estratégicas em relação ao melhoramento genético, teve início às 9hs, com o pronunciamento do Chefe-Geral da Unidade, Waldyr Stumpf Júnior.

Ele destacou a importância do tema, que consiste em desenvolver novas cultivares de plantas para cultivo pelos produtores rurais e empresas agrícolas. “A Embrapa Clima Temperado mais uma vez oferece aos pesquisadores e técnicos a oportunidade de aperfeiçoamento. Este evento tem como objetivo discutir os temas propostos de maneira que se tornem insubstituíveis em nossa vida profissional, qualificando e agregando valor ao trabalho desenvolvido pela instituição”, disse Waldyr.

Na manhã de segunda-feira (12), as palestras iniciaram com a apresentação da palestra intitulada “Trigo e co-evolução de sistemas”, ministrada pelo pesquisador Vanderlei Caetano. Seguindo a ordem cronológica do evento, o arroz foi o tema abordado na metade da manhã, através de apresentação realizada pelos pesquisadores Ariano Magalhães e Paulo Ricardo Fagundes que destacaram o cenário mundial do arroz com enfoque econômico, áreas de cultivo mundial, produção e consumo, ciclo, qualidade do grão, doenças e outros.

Já no fim da manhã, os pesquisadores Ana Cláudia Barneche e Francisco Vernetti Júnior, enfatizaram o soja, suas características, produção, ciclo e área de abrangência. Ainda na manhã, o pesquisador Irajá Antunes destacou a importância do feijão, variedades e modo de produção. Encerrando o período da manhã, a pesquisadora Andréa Mittelmann, destacou as forrageiras, espécies, formação de pastagens e as forrageiras e o solo. Já no período vespertino, foi a vez das espécies bioenergéticas, por Sérgio dos Anjos.

Pequenas frutas, frutas nativas, citros, morango, oliveiras, cebola, batata e culturas a agroenergéticas serão as culturas abordadas no segundo dia de atividades do evento.

Giulliane Viêgas (estagiária)

Embrapa Clima Temperado

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025