Mecanização na cajucultura é tema de Dia de Campo

22.10.2014 | 21:59 (UTC -3)

Técnicos e extensionistas da Ematerce viram o funcionamento de 20 implementos agrícolas durante o dia de campo "Mecanização na Cajucultura", promovido semana passada no Campo Experimental de Pacajus. A programação começou com uma palestra proferida pelo pesquisador Levi Barros sobre clones de cajueiro. Em seguida, começaram as demonstrações.

Na primeira estação, uma área foi desmatada com retroescavadeira e com trator. Em seguida, a área foi limpa com trator e carreta. Em uma área previamente preparada, foi demostrada a gradagem do solo com trator. Após, também com uso de implemento, foi aplicado calcário para correção do solo e, por fim,

outra máquina foi usada para incorporar o corretivo ao solo. Em uma terceira

área, foram demostrados dois métodos de abertura de covas, um com uma broca acoplada a trator e com broca motorizada de uso manual. Os participantes viram, ainda, um sistema de bombeamento acoplado ao trator, que entrega 20 litros de água em cada planta.

Também foi demostrado o sistema de adubação e incorporação de fertilizantes. No mesmo pomar, foi realizada poda com motosserra e foi demonstrado um método de poda, com o uso de trator, que está em avaliação no campo experimental.

O material podado foi triturado e distribuído no solo. Houve a demonstração de equipamentos de pulverização com canhão hidráulico e tubo atomizado acoplado a trator, além de pulverizador e polvilhadeira costais motorizadas.

A programação contou com palestra sobre poda de condução ministrada pelo analista Antônio Teixeira. O evento foi coordenado por Afrânio Arley, supervisor do Setor de Gestão da implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (Sipt), Patrícia Cabral e o supervisor do campo, Raimundo Martins.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025