Maxum Brasif inicia operações no Brasil

Neste mês, a Brasif Máquinas concluiu a aquisição de cinco concessionárias da Maxum; projeção é de incremento de 40% na receita bruta da empresa em 2024

13.06.2024 | 14:47 (UTC -3)
Caroline Brandão
Luis Motta (diretor da Maxum), Glauber Biazotto (CFO da Brasif), João Antonio Franciozi (ex-acionista da Maxum), Gustavo Avelar (CEO da Brasif) e Flavio Assan (diretor jurídico da Brasif)
Luis Motta (diretor da Maxum), Glauber Biazotto (CFO da Brasif), João Antonio Franciozi (ex-acionista da Maxum), Gustavo Avelar (CEO da Brasif) e Flavio Assan (diretor jurídico da Brasif)

A Brasif Máquinas - uma das maiores distribuidoras de máquinas e equipamentos do mundo das marcas Case, Hyster-Yale e FTP – concluiu a aquisição das cinco concessionárias da Maxum Máquinas e Equipamentos, localizadas na Bahia e no Piauí. O negócio, aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e assinado no dia 05 de junho, representa a entrada da Brasif no mercado de distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas brasileiro, iniciando pelo Nordeste. Com a aquisição, a Brasif Máquinas projeta incremento de 40% na receita bruta de 2024, estimada em R$ 2,3 bilhões. O anúncio da aquisição foi divulgado pela Revista Cultivar no mês de abril deste ano.  

Nos últimos 10 anos, a Brasif alcançou mais de 21 mil máquinas vendidas, totalizando R$ 7 bilhões em vendas. A empresa está entre as maiores distribuidoras Case no mundo e Yale, na América Latina. De acordo com o CEO, Gustavo Avelar, a aquisição da Maxum, que agora passa a se chamar, Maxum Brasif, representa uma das avenidas estratégicas de crescimento estabelecida há três anos.

“Desde 2016, vínhamos fazendo modificações internas que nos preparam para saltos maiores e há três anos decidimos que iríamos entrar no agronegócio, no Nordeste, devido ao potencial de mercado no momento atual e, em especial, nessa região. A CNH tinha esse interesse e buscava um parceiro que correspondesse em todos os níveis de exigências, que englobam um amplo leque de serviços complementares às vendas dos equipamentos. Estarmos devidamente preparados em termos de estratégias de negócios, pessoas e desenvolvimento tecnológico e digital fez toda a diferença para a nossa parceria, que resultou nessa entrada da Brasif no Agronegócio. A Maxum já vinha atuando com excelente performance e por isso tem um bom mercado. Levamos um ano conversando com eles até finalizarmos o negócio. Agora vamos levar a nossa expertise, novos produtos, tecnologias avançadas, e serviços diferenciados para os clientes da região, que vão desde o pequeno ao grande produtor, e esperamos um crescimento significativo”, destaca. 

Unidade da Brasif em Jundiaí
Unidade da Brasif em Jundiaí

Tanto a Brasif, quanto a Maxum, já atuam como distribuidoras de marcas pertencentes à CNH Industrial, empresa que obteve 17% de crescimento de lucro em 2023. Desta forma, a marca Case IH, líder do segmento agrícola da CNH, passará a ser distribuída pela Maxum Brasif, o que é bem avaliado pela companhia. 

‎‏‎‏‍“Para a Case IH é motivo de grande satisfação a formalização dessa aquisição. A Brasif Máquinas é nosso parceiro estratégico já no segmento de máquinas de construção e agora assume a responsabilidade de atender uma região chave para a marca e para o agronegócio brasileiro, que é o estado da Bahia. Certamente, continuarão o trabalho com profissionalismo e competência, sempre com foco nas necessidades dos nossos clientes, produtores rurais que buscam mais performance e produtividade no campo”, comenta Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina. ‎‏‎‏‍

A Brasif Máquinas está no mercado há 58 anos e atua com venda, locação e serviços de reformas e manutenção de máquinas, motores e equipamentos pesados. A locação de cerca de 2500 equipamentos é realizada para todo o território nacional e a distribuição abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Paraná. A empresa possui 10 filiais nesses estados.

A atuação na distribuição engloba os mercados de construção, mineração, usinas, energia, petróleo & gás, e movimentação de materiais para indústrias de diversos segmentos, e agora chega integralmente ao mercado do agronegócio. 

A empresa passa a empregar agora cerca de 1100 colaboradores, sendo 200 oriundos da Maxum. A Brasif Máquinas possui a certificação Great Place To Work, nos anos de 2022 e 2023.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro