Syngenta avança no mercado de controle de pragas urbanas
O Programa de Adequação e Educação Ambiental Mata Viva está contribuindo para o aprimoramento da agricultura sustentável no Brasil. Desenvolvido pela BASF, sob a gestão estratégica da Fundação Espaço ECO (FEE), os agentes do programa diagnosticaram mais de 5.000 hectares em 28 propriedades agrícolas durante 2010. A ação foi realizada em parceria com nove cooperativas agrícolas e clientes de todo Brasil. Desde 2008 até o final de 2010, o projeto já plantou cerca de 360 mil mudas, o que corresponde a uma área aproximada de 259 campos de futebol readequados ambientalmente. O projeto contabiliza o plantio de 658 mil mudas, ou uma area de 395 hectares, considerando também a área reflorestada no entorno do Complexo Químico da BASF no município de Guaratinguetá (SP) desde o início do projeto até abril deste ano.
As cooperativas dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus) e Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), por exemplo, revitalizaram, apenas em 2010, áreas em suas respectivas regiões que somadas correspondem a 37 hectares plantados com 62.000 mudas.
O Programa nasceu em 1984, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa em Guaratinguetá. A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.
Érica Brito
XPress Comunicação
(11) 2898-7498
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura