Marfrig e Angus promovem concurso de carcaças e encontro de produtores angus, em Alegrete/RS

22.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

A Marfrig Alimentos realizará na unidade de Alegrete (RS) nesta sexta-feira (23) o VI Concurso de Carcaças Angus, iniciativa da empresa em parceria com a ABA (Associação Brasileira de Angus). O evento faz parte do VII Encontro de Produtores Carne Angus, com dias de campo na Fazenda Bom Verde (dia 23) e Fazenda Querência (dia 24), ambas em Alegrete.

O concurso de carcaças objetiva demonstrar o potencial da genética Angus para a produção de carne de qualidade. Serão avaliadas as características economicamente relevantes da carcaça bovina, como idade, grau de acabamento, conformação, peso e sanidade do animal.

Para Diego Brasil, gerente de fomento da Marfrig no Rio Grande do Sul, essa iniciativa objetiva motivar o pecuarista na seleção de animais de carcaça superior. “Esse concurso gera estímulo ao produtor rural, pois ele será melhor remunerado pelo uso de genética de qualidade, adequando os seus animais aos interesses da indústria, do mercado e do consumidor”.

Fábio Medeiros, subgerente da ABA e coordenador do Programa Carne Angus Certificada, explica que todos os lotes participantes receberão premiação adicional de 5% e para os lotes campeões de categoria a bonificação será de 10% acima da tabela do Programa Carne Angus Marfrig RS. “Esta premiação acumulada (concurso + tabela) proporcionará aos animais participantes do concurso valores muito superiores aos praticados no mercado", diz.

O Encontro de Produtores Angus, que inclui visitas às Fazendas Bom Verde e Querência, visa a integração e a troca de experiências entre os pecuaristas gaúchos e a ABA. Dentre os temas abordados, estão manejo pós-desmama e seus impactos econômicos na qualidade de carne e o uso da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) como ferramenta de eficiência em rebanhos de cria.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025