Prêmio ANDEF destaca iniciativa de colaborador da BASF junto à comunidade
Já está em processo de licitação a aquisição de máquinas e implementos agrícolas para beneficiar produtores rurais do Estado. O maquinário deve ser adquirido até o final do ano, o que irá contribuir para aumento da produção na safra 2013/2014. A assinatura do convênio entre Governo do Estado e Banco do Brasil, com valor de R$ 390 milhões, sendo R$ 35.100.000,00 para a agricultura, aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Araguaia, em Palmas.
A assinatura foi feita pelo Governador do Estado, Siqueira Campos, e pelo superintendente estadual do Banco do Brasil, João Batista de Sá Ayres. O secretário da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, participou da solenidade, que contou com a presença de outros membros do Poder Executivo, do Judiciário e representantes da instituição financeira.
O recurso destinado à agricultura será utilizado para a compra de 1.144 equipamentos, dentre eles tratores agrícolas, grades aradoras, distribuidoras de calcário e fertilizante, pulverizadores, roçadeiras, caminhões e perfuradores de solo.
Ayres comentou que, a partir do recurso disponível para a agricultura, o Estado assume o papel de oferecer melhores condições de trabalho ao pequeno produtor rural. “Por melhorar a produção local, haverá ainda melhoria nas condições de vida do pequeno agricultor, que terá à disposição trator e implementos agrícolas de primeira para trabalhar em sua propriedade, o que irá melhorar sua renda”, comentou, acrescentando que a partir da finalização do processo de licitação o recurso já estará disponível.
O secretário Jaime Café disse que é desejo do Governo do Estado que a licitação seja concluída o quanto antes para que os equipamentos sejam adquiridos visando já a safra 2013/2014. “Esses equipamentos irão ajudar a apoiar a mecanização da agricultura familiar, fazendo com que esses produtores tenham acesso a serviços de calcareamento, melhoramento do solo, plantio e colheita”, destacou.
Durante a assinatura do convênio, o Governador comentou sua preocupação e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado também para a melhoria das estradas vicinais em todas as regiões do Estado. “Não é só produzir, é preciso exportar nosso produto”, arrematou.
No Tocantins, a maior parte dos produtores rurais reside em pequenas propriedades, com características de agricultura familiar. Ao todo, o Estado conta com 29 mil famílias de agricultores tradicionais, indígenas e quilombolas, que por sua vez são identificados como agricultores familiares.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura