Máquinas do PAC são entregues a municípios de Mato Grosso do Sul e renovam esperanças

15.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa MDA

Uma das retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), doada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), chegou a mais um município de Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (15) foi a vez de Rio Verde de Mato Grosso receber o equipamento. Além de aumentar a qualidade das estradas vicinais do município, a expectativa é de que a máquina potencialize as vendas de produtos dos agricultores familiares locais como espera Joelson Furtado. “A esperança é que aumente ainda mais as vendas. O produto vai chegar com boa qualidade para o comprador e ele vai querer comprar de novo”, acredita.

Segundo Joelson, a chuva que castigou a região nos últimos meses não vai ser mais prejudicar a venda das culturas. “Teve um período de chuva aqui que piorou muito as estradas. Aí, a gente ia vender os produtos e eles chegavam para o comprador todo machucado”, afirmou Joelson, para, em seguida, comemorar a chegada da retroescavadeira. “Com a máquina para dar o apoio vai melhorar muito mais.”

Joelson, 35 anos, cultiva milho e abóbora na Chácara Santa Rita. O nome foi dado por seu pai, Osmar Furtado, que também ensinou tudo o que o filho sabe. “É herança de família. Quando eu nasci, a gente já morava aqui e meu pai já cultivava essas verduras. Agora, a gente tá querendo criar peixe”, contou, empolgado, o agricultor.

Além de Rio Verde de Mato Grosso, outros 13 municípios sulmatogrossenses receberam retroescavadeiras por meio da segunda etapa do PAC 2. As máquinas foram entregues em cerimônia com a participação de prefeitos de todos os municípios beneficiados.

Para o prefeito do município de Rio Verde de Mato Grosso, Mário Kruger, a chegada da máquina é uma maneira de incluir socialmente os habitantes da região. “O nosso município fica numa região com grandes dificuldades socioeconômicas. Nós ficamos muito felizes com essa ajuda do governo federal”, assegurou.

Kruger disse que os ônibus escolares do município percorrem mais de 2,5 mil km em estradas inapropriadas. Ele confirmou, ainda, que o novo maquinário vai garantir melhor estrutura para o trânsito dos camponeses. “É muito importante para transportar os produtos da agricultura familiar, mas também para facilitar para as pessoas que moram no campo o acesso a cidadania. Escola, hospital, prefeitura, tudo... a retroescavadeira vai permitir trazer todo mundo para esses centros”, concluiu.

Este ano, para a aquisição dos equipamentos o Ministério do Desenvolvimento Agrário investiu mais de R$ 5 milhões, só em Mato Grosso do Sul. De acordo com o delegado federal do MDA no estado, João Batista dos Santos, em 2013 as entregas vão beneficiar mais de 120 mil habitantes rurais e 8,8 mil agricultores familiares. “Até o dia 25 de fevereiro, nós vamos concluir a entrega dos 74 municípios que possuem até 50 mil habitantes aqui em Mato Grosso do Sul. É mais um programa do governo que está trazendo resultados práticos.”

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025