Mapa promove webinar sobre o Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático

Evento vai abordar conceitos, funcionamento, as metodologias e aplicações do Zarc para o planejamento e a gestão de riscos climáticos da produção agrícola

18.11.2021 | 14:20 (UTC -3)
Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do canal do youtube da ENAGRO, promove no dia 24 de novembro às 14h30, o primeiro webinar do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que tem como objetivo disseminar as informações sobre o Zarc apresentando a forma como o estudo é realizado, desde a coleta de dados climatológicos, metodologia/modelagem agrícola, validação externa dos resultados. Será apresentado também os meios de divulgação dos dados: aplicativo Zarc Plantio Certo e o painel de indicação de riscos, além dos normativos relacionados ao Zarc e aplicação nos programas e políticas públicas. 

O evento contará com a participação de especialistas do Mapa e da Embrapa e será aberto a todos os interessados, tendo como público alvo: profissionais do agronegócio, produtores, agrônomos, corretores de seguros, funcionários de bancos e cooperativas de crédito, técnicos, estudantes e interessados nessa ferramenta científica.  

Zarc 

O Zarc foi criado para minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, permitindo que cada município identifique a melhor época de semeadura das culturas nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. 

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Os estudos de Zarc estão disponíveis para todas Unidades da Federação e já contemplam mais de 40 culturas, divididas entre espécies de ciclo anual e permanente. Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.

Aplicativo Plantio Certo

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar através de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS Android 

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”.

Webinar Zoneamento Agrícola de Risco Climático 

Para participar do evento, basta acessar no dia e horário agendados o canal do youtube da Enagro (diponível em https://www.youtube.com/watch?v=JYrusoC3PFo).

Quando: 24/11 (quarta-feira) - 14h30 (horário de Brasília)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024