Sistema da BASF garante ganhos de até 18% na produtividade do café
O Mapa promove, nos dias 2 e 3 de julho, em Brasília/DF, audiência pública para discutir os impactos que o aumento de teor mínimo de sucos de uva e de laranja em néctares causará à cadeia produtiva. As Instruções Normativas números 21 e 24 estabeleceram que o mínimo obrigatório de suco para os néctares de laranja e uva aumente de 30% para 50%. Foi concedido prazo de 180 dias para que o setor produtivo se adapte à norma. O período concedido para adaptação termina na segunda quinzena de agosto deste ano.
Os interessados em participar da audiência devem se inscrever e confirmar presença até o dia 21 de junho, por meio de email a ser enviado para
, com nome completo, nome da instituição que representa, cargo e dados de contato. O número de representantes por instituição poderá ser restringido.
Durante a audiência, que será promovida pelas Secretarias de Defesa Agropecuária e de Política Agrícola, será debatido o impacto do aumento do suco de laranja e uva em néctares sob o ponto de vista dos produtores dessas frutas, do consumidor e também dos produtores de néctares. Também serão discutidas questões referentes aos potenciais e dificuldades da produção de néctares relacionadas ao aumento do teor mínimo de sucos e informações sobre o valor nutricional dessas bebidas.
De acordo com o diretor da Divisão de Produtos de Origem Vegetal, Ricardo Cavalcanti, elevar essa quantidade de suco no néctar mexe com toda cadeia produtiva. “Conversar com os produtores fará com que o Ministério possa melhorar os padrões de qualidade dos néctares sem onerar o consumidor e prejudicar os demais participantes dessa produção", ressalta Ricardo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura