BASF apresenta herbicida multicultura durante a Agrishow 2013
Mais de 200 pessoas, entre produtores rurais, exportadores, importadores e estudantes, participaram do 53º AgroEx - Seminário do Agronegócio para Exportação - no auditório do Sindicato Rural de Uberlândia, em Minas Gerais, nesta quinta-feira (25). A cidade é considerada um grande pólo de exportação agrícola.
Durante o evento o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, palestrou sobre as oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro. Segundo ele, o crescimento da renda e da população mundial representam uma grande oportunidade para as vendas. “A intenção do seminário é disseminar informações estratégicas para estimular os agentes do agronegócio a aumentarem sua participação no mercado internacional e até mesmo a inserção de novos produtos”, disse o secretário.
O encontro também discutiu o papel do Ministério das Relações Exteriores na Promoção do Agronegócio Brasileiro, as principais exigências sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional, bem como as estratégias de acesso ao mercado internacional e um passo a passo para a exportação. Entre os palestrantes, participaram o chefe da Divisão de Operações de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Jean Marcel Fernandes; o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Departamento de Promoção Internacional do Mapa, Pedro Viana, e o coordenador geral de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Mapa, Alexandre Pontes.
O evento é voltado para agentes do agronegócio que tenham interesse na exportação, como pequenos e grandes produtores, cooperativas, associações e estudantes. O trabalho do Mapa é atuar diretamente com a cadeia produtiva, com discussões relativas ao fomento e à organização das exportações do agronegócio brasileiro.
A próxima edição do AgroEx, promovido pelo Ministério da Agricultura está prevista para o dia 24 de maio em Ji-Paraná, em Rondônia.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura