Indústria de nutrição animal cresceu 10% em 2008
O padrão e a classificação do azeite de oliva consumido no Brasil entram em discussão, nesta terça-feira (16/12), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante dois dias, será realizada a reunião do Grupo de Trabalho do Regulamento Técnico do Azeite de Oliva, com o propósito de definir a identidade do produto e a garantia de qualidade tanto no mercado interno como na importação.
As discussões contarão com técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), fiscais das Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) nos estados, técnicos dos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros), pesquisadores e representantes de importadoras e envasadoras de azeite de oliva. A idéia é trabalhar proposta inicial para a consulta pública sobre a identidade do produto, que, de acordo com o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov/SDA), pode entrar em vigor no começo do próximo ano.
Segundo o coordenador-geral de Qualidade Vegetal, Fernando Penariol, o consumidor terá a segurança de adquirir um produto puro. “Com a padronização do azeite de oliva, poderemos coibir fraudes, como a mistura de azeite com óleo de soja”, explicou.
Fonte: www.agricultura.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura