Mapa estabelece substituição de acaricida

14.01.2010 | 21:59 (UTC -3)

A produção e a importação de agrotóxicos e seus componentes, como o ingrediente ativo (molécula à base de Cyhexatina), que atua como acaricida (combate aos ácaros), serão proibidas, a partir de 31 de outubro de 2011, quando esses registros serão cancelados.

Essa decisão ocorreu após a reavaliação toxicológica do produto em análises do Ministério da Agricultura, de pesquisadores e do setor produtivo, que identificaram outras alternativas para controle de ácaros.

“Para que o setor agrícola não fique desprovido de produtos sem aumentar os custos, o ministério está priorizando a análise de ingredientes substitutivos”, explicou o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Pacifici Rangel.

O ingrediente ativo Cyhexatina é mais usado na plantação de citros (laranja, limão, lima e tangerina) e é o primeiro dos 14 produtos que estão sendo reavaliados pelos órgãos de registro. O Ministério da Agricultura deverá fazer análise de risco e dos benefícios dos produtos, além de propor novas formas de manejo ou substituição.

Mais informações sobre a medida no Ato Nº 67, publicado do Diário Oficial da União (DOU):

Kelly Beltrão

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025