ABA inicia certificação nas unidades do Marfrig no RS
Nesta quinta-feira (14/01), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apoia a comercialização de 474 mil toneladas de trigo, por meio de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP).
Os dois primeiros leilões de 2010, realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vão beneficiar produtores rurais da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
“A previsão é realizar mais leilões nas próximas duas semanas, de modo a garantir tanto a venda do trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo, quanto seu deslocamento para regiões deficitárias”, avisa o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais do Mapa, Silvio Farnese.
Em 2009, mais de dois milhões de toneladas de trigo foram vendidas por meio dos leilões e, em 2010, 346 mil toneladas. Para o coordenador do Mapa, a gradual diminuição do volume comercializado mostra que a demanda do setor foi bem atendida.
PEP - O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) garante ao produtor o preço mínimo. O governo paga o prêmio ao comprador, que assegura ao agricultor o preço mínimo e o envio do produto para região pré-determinada, de acordo com as necessidades de abastecimento do País. Com esse mecanismo, o governo pode conduzir uma política complementar de abastecimento para regiões com déficit nesta área e melhorar a distribuição dos produtos agrícolas, sem a necessidade de comprá-los.
Acesse os editais Nº 8 e Nº 9 dos leilões de trigo de 2010:
Débora Pinheiro
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura