Sementes e mudas: consulta pública por mais 30 dias
Cerca de 1.200 produtores participaram da programação de palestras, oficinas e minicursos da Embrapa e da Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro) na 9ª Tecnoshow.
A feira de tecnologias, máquinas e implementos agrícolas, promovida pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) foi realizada de 13 a 17 de abril, em Rio Verde/GO, e registrou recorde de negócios: R$ 210 milhões.
Este ano, a iniciativa reuniu 17 centros de pesquisa da Embrapa: Agrobiologia, Agroenergia, Algodão, Arroz e Feijão, Cerrados, Florestas, Gado de Corte, Gado de Leite, Hortaliças, Informação Tecnológica, Milho e Sorgo, Semiárido, Soja, Solos, Suínos e Aves e Trigo sob coordenação da Embrapa Transferência de Tecnologia.
As unidades da Empresa apresentaram soluções tecnológicas para o setor agropecuário e florestal aos 61 mil visitantes recebidos nos cinco dias do evento. Durante a feira, a Embrapa Florestas firmou convênio com a Comigo para testar material genético de espécies florestais em Goiás. A Cooperativa acordou ainda a expansão da área destinada à apresentação de cultivares de soja da Embrapa e parceiros para a próxima edição da TecnoShow.
A soja atrai cada vez mais a atenção do público do evento. Entre as cerca de 50 palestras realizadas na Casa da Embrapa e no auditório da Seagro, o manejo do mofo branco foi aquela que mais atraiu o público, com a inscrição de 90 pessoas. O tema foi desenvolvido pelos pesquisadores Maurício Meyer, da Embrapa Soja, e Murilo Lobo Jr, da Embrapa Arroz e Feijão.
Manejo de pragas de algodão e nematóides da soja, ministrados, respectivamente, por Carlos Domingues da Embrapa Algodão e Waldir Pereira Dias da Embrapa Soja, vieram em seguida em termos de interesse de produtores e técnicos de extensão, com mais de 50 participantes. Entre as oficinas de cozinha experimental destacou-se o processamento de minimilho, da pesquisadora Valéria Queiroz, da Embrapa Milho e Sorgo.
Agricultura Familiar - Ao lado da Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás (Seagro-GO) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), a Embrapa ajudou a promover a visita de cerca de 200 pequenos produtores à Tecnoshow - uma das maiores visitas de grupos de agricultores familiares ao evento. A Empresa discutiu questões ambientais ao divulgar, junto aos produtores, o sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que tem uma Unidade de Referência Tecnológica instalada no Centro Tecnológico da Comigo.
Estratégicas para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE) também foi tema de debates promovidos pela Embrapa. Pesquisas abrangendo a qualidade do solo em plantio direto, a fixação biológica de nitrogênio e a alimentação animal foram os principais pontos destacados na palestra de Bruno Alves, pesquisador da Embrapa Agrobiologia, no evento.
O chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Machado, representou o diretor presidente da Embrapa, Pedro Arraes, durante o evento que contou com as presenças dos chefes gerais da Embrapa Soja, Alexandre Cattelan, da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão, e da Auditoria Interna, Ernane Rocha da Silva. No dia da abertura do evento, a Casa da Embrapa recebeu a visita do governador de Goiás, Alcides Rodrigues e do vice prefeito de Rio Verde, Demilson Lima.
Rodrigo Peixoto e Valéria Costa
Embrapa Arroz e Feijão e Embrapa Transferência de Tecnologia
ou
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura