Mais de 200 sementeiros participaram do dia de campo institucional da Biotrigo Genética

12.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

Planejar, trocar informações, estar atento as novas tecnologias, ver de perto as novidades e decidir o melhor caminho a ser tomado em suas propriedades. Esses e outros benefícios o agricultor tem ao participar dos dias de campo. Uma das principais ferramentas de difusão de tecnologias voltadas para o campo. E foi com este objetivo que a Biotrigo Genética realizou no último dia 28 outubro, o Dia de Campo Institucional, na sua futura sede, em Passo Fundo (RS), para os mais de 200 principais sementeiros do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Paraguai (PY).

“Os dias de campo são verdadeiras vitrines tecnológicas, onde levamos as nossas novidades e dicas, tiramos dúvidas dos triticultores e aprendemos com eles. É o momento de estarmos próximos e verificarmos juntos o desempenho de cada cultivar. Os produtores podem não perceber, mas observamos muito o que eles desejam e valorizam para retornar a pesquisa e desenvolver produtos ainda melhores.”, avalia Lorenzo Mattioni Viecili, gerente comercial da Biotrigo Genética.

“O dia de campo institucional tem uma característica um pouco diferente, pois participam apenas sementeiros convidados, é um público bem seleto. É através deste dia que eles decidem quais cultivares irão multiplicar e disponibilizar ao produtor na próxima safra”, elucida Lorenzo. A Biotrigo também realiza o mesmo dia de campo no Paraná para os principais sementeiros do Estado, e do centro-sul do país.

Este ano o dia de campo contou também com a presença de um grupo 45 paraguaios que vieram conhecer as tecnologias da empresa, para exportar ao país vizinho, entre eles estavam sementeiros, agricultores e técnicos do Ministério da Agricultura do Paraguai. “O Paraguai possui características de plantio muito parecidas com o Paraná, e os sementeiros e produtores de lá estão sempre em busca de cultivares novas e que lhes entregue principalmente produtividade, sanidade e segurança, que é o nosso foco de pesquisa”, comemora André Rosa, diretor de negócios da Biotrigo Genética.

Trigo para altos rendimentos

Um dos destaques do dia de campo foi a apresentação da nova cultivar TBIO Toruk, com potencial de rendimento acima das cultivares existentes no mercado, Toruk já estará disponível para distribuição aos produtores de sementes em janeiro de 2015. Oriundo de cruzamento com a genética francesa, TBIO Toruk, expressa potencial mais elevado de rendimento quando é posicionado em solos férteis e para alto investimento. Com porte mais baixo que a maioria das cultivares lançadas no Brasil, apresenta excelente uniformidade e sincronia de perfilhos, ou seja, possui espigas de mesmo tamanho trazendo maiores componentes de rendimento além de possibilitar através de sua uniformidade, um ambiente ideal para tecnologia da aplicação de fungicidas visando o combate de doenças de difícil controle, como por exemplo a giberela.

“É uma revolução que trazemos aos triticultores do Brasil e América Latina. Temos um material que já pelo visual e porte mais baixo enche os olhos. Quando observamos os perfilhos e mais detalhadamente as espigas e sua uniformidade vemos um diferencial importante em relação aos outros

materiais. Os resultados de colheita o consagram como um dos principais lançamentos que a empresa já fez”, celebra Ottoni Rosa Filho, diretor técnico da Biotrigo Genética.

“Quando lançamos uma cultivar no mercado temos uma preocupação muito grande em oferecermos resultados diferenciados em produtividade e qualidade levando segurança e liquidez ao produtor”, finaliza Ottoni Rosa Filho.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025