Maior presença de mulheres no campo influencia no desenvolvimento de tecnologias

Guarany desenvolve pulverizador costal que atende às necessidades das trabalhadoras rurais

20.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Mariele Previdi

A presença de mulheres em atividades do agronegócio é cada vez mais evidente. Segundo dados divulgados pelo Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das mais de 15 milhões de pessoas que atuam no campo, 19% são do sexo feminino.

Seja em posições de liderança ou até mesmo com o pé no campo, elas ganham espaço e se mostram cada vez mais capacitadas para atuar no mercado. Dentre os setores onde a presença é maior está a agricultura, com destaque para a hortifruticultura.

Esse movimento tem despertado a atenção de empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para auxiliar nas atividades rurais, que passaram a analisar as necessidades das trabalhadoras e aplicá-las no desenvolvimento de novos produtos.

Esse é o caso da Guarany, umas das líderes em pulverização no Brasil, que acaba de lançar no mercado um novo produto que teve como base para o desenvolvimento as particularidades das operadoras que utilizam o equipamento no campo.

“Observamos as principais demandas vindas do público feminino, quando eram questionadas quanto à utilização de pulverizadores costais nas lavouras. Pontos como conforto, ergonomia, facilidade no uso, segurança e a qualidade da aplicação foram os que nortearam o projeto do Balance”, afirma o diretor comercial da Guarany, Pedro Augusto Lopes.

O projeto, que possui em seu DNA a tradicional qualidade da marca Guarany, foi desenvolvido em conjunto com uma empresa de design de produto e universidades, a fim de oferecer mais ergonomia e praticidade, respeitando o corpo do operador, feminino e masculino.

“Nossa experiência e atuação em mercados onde tradicionalmente as mulheres são protagonistas, como a África, nos ajudou a entender melhor os pontos de melhoria nos produtos já existentes. Nosso foco principal foi a questão do conforto oferecido ao usuário em casos de uso contínuo no campo”, destaca ele.

Projetado para aplicação de defensivos agrícolas e adubos foliares, o Pulverizador Costal de Alavanca Balance tem uma estrutura com base maior e centro de gravidade mais baixo, o que proporciona mais estabilidade e equilíbrio durante o manuseio, além de melhor apoio durante o abastecimento.

Dentre os principais diferenciais do produto está o tanque, que foi projetado respeitando as particularidades de cada gênero, o que garante uma usabilidade mais cômoda durante o trabalho. Além do conjunto de descarga S3 com trava de fixação do gatilho para pulverização contínua, o Pulverizador conta com a opção do conjunto de descarga S7 com duas travas, sendo a adicional de segurança que evita a pulverização acidental. Ambos os conjuntos incorporam a ponta regulável de jato cônico e filtro incorporado na manopla.

“A maior parte dos pulverizadores costais disponíveis no mercado foi projetada para atender às necessidades do público masculino e, consequentemente, não oferece muito conforto às mulheres. Além disso, os cantos arredondados e sem arestas facilitam o trabalho em áreas com vegetação densa”, ressalta Pedro.

Qualidade 

O equipamento está disponível no mercado com tanque químico de 16 e 20 litros, ambos com uma bomba de alta resistência posicionada em seu interior e fixada sem parafusos, o que elimina a possibilidade de vazamentos e facilita a manutenção.

O Pulverizador Costal de Alavanca Balance conta ainda com outros diferenciais, tais como: alavanca em L com regulagem de comprimento e manopla ergonômica, copo dosador acoplado à tampa de abastecimento, sistema de agitação da calda, correias almofadadas com formato que reduz a transpiração pelo contato com o corpo e mangueira reforçada com trama de nylon.

“O mercado já reconhece em nossas soluções a eficiência e a qualidade na aplicação, além da preocupação com a ergonomia ao usuário. O Pulverizador Costal Balance traz essa bagagem de mais de 96 anos de tradição com um olhar inovador e atento a um público que tem mostrado crescimento, força e independência no campo: as mulheres”, finaliza o diretor.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro