“Soja Louca” une AgroSB, Embrapa e Nufarm em visita técnica

Pesquisador Conrado Meyer, responsável pela identificação da doença Soja Louca II, orientou profissionais e coletou amostras de plantas para análises

10.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A Agropecuária Santa Bárbara recebeu recentemente o pesquisador e fitopatologista Conrado Meyer, da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –, para uma visita técnica a áreas de cultivo de soja. O evento contou com o apoio do Programa de Criação e Difusão Tecnológica da Nufarm (TecNufarm) e teve como tema central a doença chamada Soja Louca II.

Na ocasião, o especialista da Embrapa orientou as equipes técnicas presentes sobre como identificar a Soja Louca II, que está em estudo pela empresa de pesquisas e ainda não conta com medidas efetivas para controle. Os principais sintomas dessa doença são plantas com haste verde, retenção foliar e abortamento de vagens antes do fim do ciclo.

De acordo com a Embrapa, como ainda não se conhecem cultivares de soja tolerantes à Soja Louca II, até o momento as principais recomendações técnicas divulgadas a campo são o manejo adequado do solo, da cultura e a dessecação antecipada à semeadura da soja, além do controle eficaz de plantas invasoras imediatamente após a emergência da oleaginosa.

Ainda de acordo com a Embrapa, desde a safra 2005-2006 a Soja Louca II tem causado reduções de até 60% na produtividade, sobretudo nas regiões mais quentes e chuvosas do Brasil. Há registro de casos representativos da doença nos estados do Pará, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, entre outros.

“A Nufarm tem como um valor fundamental atuar em sinergia com clientes, na busca de soluções para fomentar a produtividade e a rentabilidade das lavouras. Apoiar eventos dessa importância nos aproxima ainda mais dos produtores brasileiros e dos temas decisivos para o sucesso do agronegócio”, resume Paulo Tiburcio, gerente executivo de Trade Marketing da Nufarm.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024