Governo realiza leilão de feijão cores de estoques públicos
Realizada entre os dias 08 e 09 de setembro, a 11ª etapa do Circuito Boi Verde, em Barra do Garças (MT) teve participação recorde de animais neste ano. Ao todo, 1.217 exemplares foram avaliados em dois dias de evento.
Na primeira fase, os técnicos visualizaram os animais vivos para julgar o acabamento, as características raciais e a homogeneidade dos 17 lotes participantes. Segundo Guilherme Alves, coordenador do CBV, “o melhoramento genético está bem forte nesta região de Barra do Garças. Aqui nós vemos animais bem jovens, bem acabados e muito pesados, o que demonstra o excelente trabalho de melhoramento genético que está sendo feito na região.”
No segundo dia, quando todos os animais foram para o abate, os técnicos avaliaram o acabamento de carcaça, o peso e a idade. Para Antonio Carlos Vicentini, gerente de compras de bovinos do frigorifico, “o circuito ajuda na evolução e integração do mercado da carne”.
“Posteriormente este trabalho vai ser repassado aos fornecedores para que eles vejam o que eles estão produzindo e orientá-los em alguma coisa que estiver faltando, às vezes no acabamento ou no peso. É uma forma muito positiva de promover a integração entre o fornecedor que é o pecuarista e a indústria”, completou o gerente.
O lote da Carpa Serrana foi o grande campeão, com 81,4% dos animais de até 18 meses, 52% com gordura mediana e 77,8% com peso entre 17 e 20 arrobas. Este ano já aconteceram 11 etapas em 7 estados e foram avaliados 5981 animais de 114 pecuaristas.
Fonte: Publique Assessoria de Imprensa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura