ESPECIAL AGRISHOW: Negócios na Agrishow 2017 alcançam R$ 2,2 bilhões
Número de visitantes também obteve crescimento, além da alta qualificação destacada pelos expositores
Atualmente, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino, sendo que a maior perda é de hortifrútis, 45%. O Brasil também é o 4º produtor mundial de alimentos, responsável por gerar 25,7% a mais do que o necessário para alimentar a sua população. Porém, aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva.
Esses dados alarmantes, ainda mais de um país com a vocação produtiva que o Brasil tem, incomodou a Dow AgroSciences, que buscou dentro de casa uma forma de unir sua tecnologia a favor da causa. Dessa forma nasceu o “Movimento Contra o Desperdício”, que visa à conscientização da cadeia produtiva de hortifrúti sobre a possibilidade de melhorar esse cenário por meio de um cultivo mais sustentável. A ideia é mostrar ao produtor que cada fruto conta. Segundo levantamento, cerca de 10% das frutas são perdidas durante o cultivo.
O “Movimento Contra o Desperdício” faz parte de um projeto-piloto, que, atualmente, envolve 15 clientes-distribuidores da Dow AgroSciences, que assumiram um papel de embaixadores da causa, em quatro diferentes regiões do país (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste), envolvendo suas comunidades. Para isso, a Dow AgroSciences conta com o apoio de distribuidores e proprietários, buscando conscientizá-los sobre as perdas causadas pelo desperdício de alimentos durante o período de plantio.
“As informações que chegam ao público são geralmente associadas às perdas de alimentos da porteira para fora, ou seja, com a comida que é desperdiçada em estabelecimentos, em casa, ou no armazenamento e transporte incorretos, por exemplo. Mas é preciso combater o desperdício dentro da porteira. Essa é a proposta da Dow AgroSciences: que empresas e produtores se unam no combate ao desperdício em toda cadeia e continuem a produzir mais e melhor, e assim, reduzir o desperdício”, explica André Baptista, Gerente de Marketing para Hortifrúti, Café e Citrus da Dow AgroSciences.
Por meio do inseticida Delegate, a Dow AgroSciences e os distribuidores revertem parte das vendas do produto em doações: o equivalente a duas cestas básicas – no valor de R$200,00 cada - para instituições assistenciais, indicadas pelos embaixadores, como forma de repassar os frutos salvos dentro da porteira em mais alimento no final da cadeia.
O Delegate é ganhador do Prêmio Internacional Green Chemistry Award, registrado para uso em 44 culturas e com alta performance para mais de 30 diferentes tipos de pragas, com características ideais para exportação e consumo direto, atuando como um forte aliado do produtor em seu trabalho no campo.
Para divulgar o “Movimento Contra o Desperdício”, a Dow AgroSciences criou campanhas de comunicação especificas para o setor de hortifrúti, com foco nas culturas de maçã, melão e tomate, além de materiais impressos e dinâmicas para que o assunto permaneça na rotina de todas as lojas participantes de forma prática na equação fome x desperdício.
Ação social contra o desperdício gera doações a entidades assistenciais
Por meio do inseticida Delegate, a Dow e o distribuidor revertem parte das vendas do produto em doações: o equivalente a duas cestas básicas - no valor de R$ 200,00 cada- para instituições assistenciais, indicadas pelos embaixadores. O produto é registrado para uso em 44 culturas e para combater 32 pragas diferentes, com características ideais para exportação e consumo direto, atuando como um forte aliado do produtor em seu trabalho no campo.
Ativação do Movimento
Como o patrocinador oficial do “Movimento Contra o Desperdício”, o Delegate auxilia o produtor rural no combate ao desperdício. Para se ter uma ideia de como se dá o desperdício de alimentos dentro da cadeia produtiva, vamos usar a cultura do tomate como exemplo: um único fruto danificado, por planta, equivale à perda de aproximadamente 55 caixas. Portanto, 10 kg de Delegate “salvam”, aproximadamente, 1.100 caixas de tomates. Assim, para divulgar o “Movimento Contra o Desperdício”, a Dow AgroSciences e seus distribuidores irão doar duas cestas básicas a cada 10 kg de Delegate comercializados até o dia 30 de junho.
“A Dow AgroSciences tem diversas propostas que ajudam o agricultor a ampliar sua produtividade. Por isso, a ideia é trazer os empreendedores rurais para uma ação social que fale da importância de se produzir alimentos seguros, e ainda, inseri-los nessa campanha social”, complementa Baptista.
Dentre os desafios que a Dow AgroSciences tem está o de ajudar agricultores a produzirem mais e melhor, de forma que seja uma atividade sustentável, protegendo suas culturas, obtendo rentabilidade e produtividade e, consequentemente, contribuindo para suprir as crescentes necessidades da população mundial, principalmente no que diz respeito à erradicação da fome.
Saiba mais em http://contraodesperdicio.com.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura