Newsletter do Grupo Cultivar entra em recesso a partir de quinta-feira (20)
“Nossa ideia não é ganhar dinheiro com livro, é que o produtor ganhe dinheiro com as informações do livro”, afirma o pesquisador da área de sustentabilidade e eficiência de sistemas da Embrapa, David José Bungenstab. Ele é editor técnico e um dos coautores do livro “Sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta. A Produção Sustentável”, que será lançado no dia 23 de janeiro, durante a abertura do Showtec 2013, que será realizada das 8h às 10h, em Maracaju (MS).
Na apresentação do livro, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, esclarece que “o setor agropecuário em todo o mundo tem hoje como missão produzir alimentos, fibras e energia de forma sustentável, sem impactar os biomas, primando pela conservação dos recursos naturais”. Ele ainda ressalta que “o aumento da produtividade é uma das alternativas para o incremento do suprimento mundial, especialmente de alimentos, sem a necessidade de abertura e uso de novas áreas. Todavia, para melhorar o desempenho dos sistemas de produção e incrementar a produtividade, faz-se necessário o desenvolvimento sistemático de soluções tecnológicas que sejam transferidas e absorvidas pelos diversos setores da cadeia produtiva do agronegócio”.
Sendo assim, Soares explica que o livro está inserido neste contexto, pois traz para produtores e técnicos, o que há de mais novo em tecnologias para Sistemas de integração lavoura- pecuária-floresta. Ele alega que esses sistemas são inovadores no setor agropecuário brasileiro, e na publicação, estão descritos e discutidos os aspectos mais relevantes, desde planejamento e implantação até a qualidade e destinação dos produtos obtidos, considerando o cenário global de produção de alimentos e agroenergia.
“Este trabalho agrega conhecimentos de diversos pesquisadores da Embrapa e instituições parceiras. Também por meio dele, vários autores disponibilizarão planilhas, aplicativos e esquemas táticos que podem ser utilizados diretamente pelos produtores, técnicos e consultores, na implantação e condução de seus sistemas de produção”, finaliza Cleber Oliveira Soares.
O pesquisador David José Bungenstab complementa informando que, a Embrapa já vem trabalhando com sistema de lavoura-pecuária. “Fazemos muitas publicações cientificas sobre o assunto, mas o produtor rural normalmente, não frequenta esse ambiente. Foi então que surgiu a necessidade de passar essas informações para o produtor em uma linguagem interessante e acessível e possibilitar que ele aproveite a oportunidade, capacite-se e cresça junto ao segmento”.
– Para adquirir o livro “Sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta. A Produção Sustentável”, os interessados devem acessar o site
e realizar a compra online. Para mais informações sobre a edição, o lançamento será realizado durante a abertura do Showtec no dia 23 de janeiro, quarta-feira.
- É um evento voltado para empreendedores e produtores rurais. Em 2012, 12 mil pessoas estiveram em Maracaju para conhecer as novas tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil. Estiveram presentes produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O Showtec 2013 é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura