Momento de aplicação de fertilizantes pode impactar na liberação de óxido nitroso
Estudo avaliou a aplicações antes do cultivo, nos Estados Unidos; emissão de óxido nitroso na atmosfera é fator de aumento do aquecimento global
A trajetória da Cotribá, a mais antiga cooperativa agropecuária em funcionamento no Brasil, é contada em detalhes no livro “Cotribá 110 anos” que será lançado dia 29 de agosto, às 10 horas, na Casa da Cotribá, na Expointer (em Esteio, RS).
A obra, de autoria do vice-presidente da Cotribá, Enio Cezar Moura do Nascimento, e da jornalista Marcela Prass Scheffler, traz algumas curiosidades como o fato de já estar em atividade há quase 30 anos quando foi oficializada a legislação sobre o cooperativismo no Brasil, em 1938, durante o governo de Getúlio Vargas.
Com sede administrativa em Ibirubá (RS), a Cotribá foi criada em 21 de janeiro de 1911 por iniciativa de um grupo que se reuniu para fundar uma entidade cooperativa sob o modelo alemão, para representar os interesses do homem da terra e defender seus direitos.
Surgiu, então, Genossenschaft General Osório. General Osório foi uma das primeiras denominações do município de Ibirubá. A Cotribá tornou-se referência em cooperativismo e conta hoje com mais de 8.200 associados.
O carro-chefe é o recebimento, armazenagem, produção e comercialização de grãos, mas atua em outros segmentos tais como insumos, fábricas de rações, farmácia veterinária, seção de peças, revenda de combustíveis, supermercados, loja de departamentos e centro comercial.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Estudo avaliou a aplicações antes do cultivo, nos Estados Unidos; emissão de óxido nitroso na atmosfera é fator de aumento do aquecimento global
Trata-se de um acordo firmado entre o Governo do Estado, municípios, associações e empresas da cadeia de grãos e o Ministério Público Federal com o intuito de assegurar o compromisso do setor produtivo em não comercializar produtos oriundos de áreas desmatadas ilegalmente