Syngenta apresenta novidades para a cultura da batata
Vitor Fernandes Oliveira de Miranda, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp, Câmpus de Jaboticabal, lançou, em agosto, o livro "Serra do Itapeti - Aspectos Históricos, Sociais e Naturalísticos".
A obra, em parceria com a bióloga Maria Santina de Castro Morini, professora da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é resultado de dez anos de pesquisa sobre a região, a sua flora e fauna.
Durante as pesquisas foram descobertas novas ocorrências de espécies de orquídeas e briófitas no Estado de São Paulo e de fungos zoospóricos e culicídeos no Brasil. Foram encontradas ainda espécies de borboletas, mamíferos e aves em extinção. A obra traz também diversas imagens da Serra do Itapeti, que constitui um grande viveiro da flora e fauna nativas da Mata Atlântica.
Com 27 capítulos e 400 páginas, a publicação contempla a biodiversidade e as questões humanas e sociais que envolvem a Serra do Itapeti, situada na zona leste da Grande São Paulo, estando a maior parte localizada no município de Mogi das Cruzes, SP.
A produção contou com a colaboração de vários profissionais e pesquisadores que atuam nas áreas da Zoologia, Botânica, Arqueologia, História, Educação Ambiental e Microbiologia, entre outras.
O livro teve a colaboração de muitos coautores e revisores, tendo a colaboração de Eduardo Custódio Gasparino e Fernando José Zara, professores do Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária, e Cynthia P.A. Prado, do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, todos da FCAV.
A publicação será distribuída para entidades de Educação Ambiental, escolas e bibliotecas do Alto Tietê e, também, estará disponível online em forma de ebook e em pdf.
O link é
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura