Irga testa linhagens de arroz em Santa Vitória do Palmar/RS
A empresa de especialidades químicas LANXESS AG aumenta sua previsão de rendimentos para o ano completo de 2008. A empresa agora espera atingir EBITDA pré-excepcionais entre 710 milhões e 730 milhões de euros. Graças as suas posições líderes de mercado e seu portfólio de produto regionalmente diversificado, a LANXESS está confiante de que terá um aumento das vendas para o ano corrente como um todo. "Após um terceiro trimestre bem sucedido, aumentamos nossa previsão de rendimentos para 2008," disse Axel C. Heitmann, CEO Mundial da LANXESS.
O resultado operacional (EBITDA) pré-excepcionais teve um aumento substancial de 9.1%, em relação ao mesmo período do ano passado, para € 191 milhões (3º trimestre 2007: 175 milhões de euros). A margem EBITDA pré-excepcionais aumentou em 0.2%, comparado ao ano passado, 10.5%, apesar da contínua desvalorização do dólar americano. As vendas tiveram uma melhora de 6.4% para € 1,814 milhões (3º trimestre 2007: 1,765 milhões de euros). Com um ajuste para refletir efeitos de portfólio e câmbio, a LANXESS registrou um sólido aumento das vendas de 13.6%.
O lucro líquido do Grupo no terceiro trimestre totalizou 56 milhões de euros, contra 75 milhões de eurosno período do ano anterior. A queda foi atribuída a um resultado financeiro mais fraco, que foi impulsionado no trimestre do ano anterior através de ganhos com negócios non-core.
Todos os segmentos tiveram um aumento nas vendas no terceiro trimestre. Em todo o Grupo, os aumentos com custos de matéria-prima e energia foram repassados com sucesso para o mercado através de aumentos nos preços de venda.
As vendas no segmento Performance Polymers teve um aumento substancial de 40.6% no terceiro trimestre de 2008, para 938 milhões de euros(3º trimestre 2007: 667 milhões de euros). Um aumento significativo nos custos com matéria prima e energia resultou em aumentos consideráveis nos preços de venda, com uma pequena queda nos volumes e efeitos negativos de câmbio. Consequentemente, as vendas tiveram um crescimento de 24.3% somente nos preços. A inclusão do da Petroflex resultou em um aumento adicional de 26.7%. EBITDA pré-excepcionais do segmento teve uma melhora significativa de 33.7% para 127 milhões de euros (3º trimestre 2007: 95 milhões de euros). A margem EBITDA sofreu uma pequena queda em relação ao ano anterior de 0.7%, para 13.5%.
As vendas no segmento Advanced Intermediates, em € 344 milhões, foi claramente superior ao nível do ano passado de 298 milhões de euros. Isto ocorreu em virtude de uma expansão significativa de 10.7% nos volumes. O impacto negativo de 2.0% das flutuações do câmbio foi equilibrado por aumentos nos preços de 6.7%, resultado do aumento nos custos com matéria-prima. EBITDA pré-excepcionais do segmento, em 40 milhões de euros, manteve o mesmo patamar do ano passado, em 41 milhões de euros. Freada pelo repasse dos aumentos com custos com matéria-prima e efeitos de câmbio, a margem EBITDA do segmento sofreu uma queda de 13.8% para 11.6%.
As vendas no segmento Performance Chemicals tiveram um aumento de 5.5% para 520 milhões de euros (3º trimestre 2007: 493 milhões de euros). Com um ajuste em relação aos efeitos negativos com câmbio de 4.9%, o segmento alcançou um crescimento orgânico nas vendas de 10.4%. Esta melhora nas vendas resultou em um aumento substancial de 11.2% nos preços de venda e efeito negativo no volume de 0.8%. Apesar dos efeitos adversos com as taxas de câmbio, EBITDA pré-excepcionais ficou em torno de € 65 milhões, quase alcançando o alto nível do ano anterior de € 67 milhões. A margem EBITDA recuou em 1.1%, para 12.5%.
Vendas da LANXESS aumentaram em todas as regiões.
Na região EMEA (Europa, Oriente Médio, África), excluindo a Alemanha, as vendas aumentaram por meio de ajustes em relação ao portfólio e câmbio de 23.4%. Desconsiderando esses efeitos, as vendas do terceiro trimestre aumentaram em 8.8% para 579 milhões de euros (3º trimestre 2007: 532 milhões de euros). O estimulador de crescimento mais uma vez foi o oeste da Europa, com negócios na Bélgica, no Reino Unido e na Holanda tendo uma evolução excelente. As vendas no leste da Europa também alcançaram uma melhora tangível. A região EMEA, excluindo a Alemanha, permanece como foco das atividades de negócios do Grupo, sendo responsável por 31.9% das vendas do Grupo no terceiro trimestre.
Na Alemanha, as vendas sofreram um aumento, por meio de ajuste do portfólio, de 3.7% entre julho e setembro de 2008. Antes do ajuste, em relação a mudanças no portfólio, o negócio sofreu uma queda de 7.8% para 388 milhões de euros (3º trimestre 2007: 421 milhões de euros). A participação da Alemanha nas vendas do Grupo teve assim uma queda de 24.7% para 21.4%.
Após ajustes em relação aos efeitos de portfólio e câmbio, as vendas LANXESS na região Américas aumentaram em 6.7%. O crescimento nas vendas sem ajustes alcançou 24.1%, com 530 milhões de euros (3º trimestre 2007: 427 milhões de euros). Isto ocorreu principalmente em virtude de contribuições nas vendas da Petroflex. A participação da região das Américas nas vendas do Grupo teve um crescimento de 4.2%, em relação ao ano passado, para 29.2% em virtude da consolidação do Petroflex.
No Brasil, as vendas na região permaneceram estáveis no terceiro trimestre de 2008, apesar de fortes indicadores de crescimento observados em algumas unidades de negócios. Aumentos substanciais no volume de vendas no terceiro trimestre de 2008 foram identificados na unidade Semi-Crystalline Products, comparado com o mesmo período do ano anterior, baseado em novos desenvolvimentos para o mercado automobilístico. Forte incremento nas vendas, em euros, na unidade Rubber Chemicals, comparado com ano anterior.
As vendas da região Ásia-Pacífico sofreram um aumento substancial de 31.4%, após ajustes em relação aos efeitos com câmbio ou com desinvestimentos de negócios ou a recém integração de negócios. Em uma base ajustada, as vendas tiveram uma queda de 2.5% para 317 milhões de euros (3º trimestre 2007: 325 milhões de euros). A LANXESS mais uma vez alcançou taxas de crescimento de dois dígitos na China, Índia, Coréia do Sul e Japão. A participação da região nas vendas do Grupo foi de 17.5%, uma pequena queda em relação ao número do ano anterior, em torno de 19.1%.
A expectativa da LANXESS é que a crise do mercado financeiro continue a influenciar a economia real nos próximos meses, resultando em um clima econômico geral mais fraco para o restante do ano de 2008. As perspectivas econômicas para a América do Norte e o oeste da Europa continuarão a retrair-se. Poderá haver um estímulo moderado de crescimento para a região Ásia-Pacífico, Europa Central e Oriental, e América Latina. No entanto, a queda global nos gastos do consumidor provavelmente terá um efeito de amortização sobre essas economias também.
A produção global de produtos químicos para o ano completo de 2008 deverá ficar abaixo do nível de 2007. As perspectivas para as principais indústrias de consumo, principalmente os setores de construção e automotivo, continuarão a piorar. O mercado global de pneus demonstra variações regionais, com uma demanda estável e contínua por borrachas de alta performance na Ásia, mas com queda nos volumes na América do Norte e Europa.
"Em certas áreas, a LANXESS já está sentindo os desafios apresentados por uma economia com um enfraquecimento constante, e está contornando esta evolução por meio do gerenciamento do uso da capacidade e da contínua implementação sistemática de medidas de aperfeiçoamento da eficiência", comentou Heitmann. "Para o ano completo de 2008, nós planejamos alcançar uma margem EBITDA média observada no segmento. Também pretendemos atingir uma margem EBITDA de mais de 5% em todas as nossas unidades de negócios, e manter nossa classificação de investimento", salientou o CEO da LANXESS.
A expectativa da LANXESS é que os custos com energia aumentem novamente no quarto trimestre de 2008, enquanto que os custos com matéria-prima devem sofrer uma redução no início de 2009. Como no passado, a LANXESS fornecerá um panorama para o novo ano fiscal quando o Relatório Anual for publicado em 2009.
Fonte: Communica Brasil - (11) 3865-3534
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