Lançamento Embrapa aborda ecofisiologia do sisal e de espécies oleaginosas

24.10.2011 | 21:59 (UTC -3)
Kátia Marsicano

Considerada uma das áreas mais importantes do conhecimento, no que diz respeito a estudos agronômicos, a Ecofisiologia contribui muito também para a pesquisa relacionada à Biologia e à Ecologia, voltada à compreensão de processos evolutivos e de organização de ecossistemas. Trata-se de uma ciência que envolve informações sobre vários aspectos do ambiente, como clima, características geofísicas e geoquímicas e aspectos da organização da planta, que vão desde os níveis moleculares e fisiológicos até o desenvolvimento do organismo como um todo.

Na publicação Ecofisiologia das culturas de algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal, estão reunidos resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), assim como avanços conseguidos na compreensão de mecanismos em resposta a estresses ambientais.

Fruto de uma parceria editorial com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), a obra destina-se a pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, agentes de extensão rural, agentes de desenvolvimento e pessoas interessadas no assunto. Compõe-se, ao todo, de sete capítulos dedicados aos aspectos gerais da ecofisiologia vegetal e a cada uma das culturas, incluídas análises relacionadas ao balanço de carbono, que é a fotossíntese versus a respiração.

Ecofisiologia das culturas de algodão, amendoim, gergelim, mamona, pinhão-manso e sisal pode ser adquirida por R$ 40,00, via acesso direto a página eletrônica (

), por contato telefônico +55 (61) 3448-4236, ou por e-mail (

). O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Caixa Postal 040315 – Brasília/DF – CEP 70770-901.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025