Mapa indica áreas para plantio de três culturas
Um tradicional carro de boi com duas juntas de bois e repleto de uva deve chamar a atenção dos goianos durante o evento de lançamento da 3ª Festa da Uva, que esse ano será realizada na cidade de Itaberaí, distante 102 quilômetros de Goiânia, entre os dias 29 a 1º de agosto. O lançamento da festa ocorre na terça-feira (6/7), às 8h30, no Salão Dona Gercina no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e deve contar com a presença de cerca de 300 pessoas.
Quinta-feira (1/7), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro) sediou uma reunião onde foram acertadas questões que se encontravam pendentes para o lançamento da festa. Durante o encontro também foram apresentadas as peças artísticas e publicitárias, entre elas os convite, banners, outdoors e folders.
Entre as atrações da terceira edição da Festa da Uva estão o já tradicional festival gastronômico, apresentações culturais e artísticas, palestras técnicas e o Uvatur, que consiste em roteiro enoturístico realizado paralelamente à festa, ocasião em que os participantes visitam um parreiral localizado na região. Também integram a programação prévia as oficinas do vinho (aulas de enogastronomia ministradas por sommeliers e chefs de cozinha). Palestras integram a programação técnico-científica, que abrange temas como cultivares de videira, manejo de vinhedos e experiências de produção em novas regiões, desenvolvimento de novas cultivares para a competitividade e sustentabilidade da vitivinicultura brasileira, entre outros.
A Festa é realizada pela Seagro/Emater em parceria com as secretarias de Indústria e Comércio (SIC), Ciência e Tecnologia (Sectec), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação dos Produtores de Uva e Derivados da Região Noroeste do Estado de Goiás (Apudernec). A Agencia Goiana de Comunicação (Agecom), Goiás Turismo, Prefeitura, Câmara Municipal e Sindicato Rural de Itaberaí também apóiam o evento.
Inicialmente acanhada, a vitivinicultura em Goiás registrava, em 2009, produção de 30 toneladas média por hectare, com fôlego para superar em breve os 600 hectares plantados. Bem acima da média nacional, que é de 23 toneladas hectare, nas principais regiões do País, incluindo as de clima frio. O Estado tem solo, clima e água em abundância - campo fértil para as variedades já exploradas. Hoje, mais de 250 produtores ocupam os 500 hectares plantados, totalizando 30 municípios.
Ao colher êxito, a produção atrai o olhar de outros municípios, que já manifestaram interesse no cultivo. Apenas na região de Itaberaí há 104 hectares, em região que abrange 18 municípios.
Evento: Lançamento da 3ª Festa da Uva
Dia e hora: Segunda-feira (6/7), às 8h30
Local : Salão Dona Gercina no Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Goiânia
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura