Primeiro no Brasil, inoculante para trigo da Stoller tem registro aprovado pelo Ministério da Agricultura
A Central de Análises Químicas e Instrumentais da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) recebeu, no final de maio, o certificado de Ensaio de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal – EPLNA, concedido pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP).
Para receber o certificado, a Unidade cumpriu as exigências do EPLNA que prevê a avaliação das principais análises e que tem como objetivo comparar o desempenho de diferentes métodos empregados em laboratórios de nutrição animal. Durante o ano de 2010, o Laboratório que esta provisoriamente instalado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, participou de quatro rodadas de análises bromatológicas.
“Os laboratórios são cada vez mais pressionados a demonstrar sua competência técnica para realização de ensaios”, salienta Priscila Sabaini, responsável pela gestão da qualidade na Embrapa Agroenergia. A participação em ensaios de proficiência, está relacionado à forma pela qual o laboratório monitora a validade dos ensaios realizados. Este é um dos requisitos da Norma Brasileira ISO 17.025 que estabelece aspectos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e calibração.
“Isso evidencia a preocupação da Unidade com a qualidade dos resultados analíticos fornecidos pelos laboratórios de modo que os resultados de pesquisa sejam cada vez mais confiáveis e comparáveis”, diz a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Simone Mendonça, responsável pela participação da Unidade no EPLNA. “Esse foi o primeiro ano que participamos do processo e continuaremos participando do ciclo do programa em 2011”, enfatiza.
A Embrapa Agroenergia desenvolve pesquisas com aproveitamento dos resíduos da extração de óleos de matérias-primas usadas na produção de biodiesel. Um dos projetos em execução é a utilização da torta do pinhão-manso como componente de rações para alimentação animal. Ensaios com materiais genéticos atóxicos estão em andamento e as análises componentes do EPLNA são fundamentais para avaliação da qualidade alimentar e bromatológica e dos resultados obtidos.
As analises são em sua maior parte realizadas pelo assistente de laboratório, Ismael Gomes, contando com o auxilio do analista Jose Antonio Ribeiro e de bolsistas, sob a supervisão da pesquisadora Simone Mendonça. “No inicio de 2010, recebemos, do provedor do Programa, quatro conjunto de amostras que foram armazenados e analisados em quatro momentos diferentes do ano”, esclarece Mendonça. “De posse dos relatórios emitidos pela Embrapa Pecuária Sudeste, temos implementado melhorias nas metodologias, avaliado reagentes e vidrarias visando menor gasto de materiais e com isso diminuindo os custos e os impactos ambientais”, ressalta a pesquisadora.
Além das unidades da Embrapa, outros laboratórios participam deste programa de qualidade que pode ser acompanhado no link
.
Leonardo Ferreira
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura