Feliz dia do Agricultor!
A Kepler Weber, junto com a Brazafric, representante KW para o leste africano, desenvolveu uma solução exclusiva e inovadora para conservação de grãos na agricultura africana. O Silo Kikapu foi criado especialmente para atender às necessidades dos pequenos produtores e garantir uma produção com maior qualidade dos grãos, oferecendo benefícios que vão além do campo.
Um dos principais diferenciais do produto é o sistema de ventilação que funciona através de um painel solar, agregando ao produto responsabilidade ambiental e viabilizando sua instalação em qualquer região. A ventilação permite armazenagem em condições ideais de conservação do grão, reduzindo as perdas na produção pela ação de umidade e de fungos. Outra importante característica está na praticidade e facilidade de operação do equipamento, já que desde a montagem até a operação podem ser feitas pelo próprio produtor.
A África tem um enorme potencial de desenvolvimento e inúmeros recursos para a evolução da agricultura. Possui 60% das terras, maior extensão do mundo, potencialmente cultiváveis do planeta. Dos 15 países onde a produção agrícola mais cresceu entre 2000 e 2008, sete são africanos, ou seja, um potencial enorme para se transformar no grande celeiro que alimentará o resto do planeta. Dentro deste potencial, os pequenos produtores representam 80% da produção de grãos no continente. Produção esta que nos dias de hoje sofre grandes perdas: de toda a produção africana de grãos cerca de 60% é perdido por má conservação.
“A ideia da Kepler Weber foi projetar um silo diferenciado, que se adequasse à realidade africana, unindo praticidade e sustentabilidade. A experiência da companhia faz com que continuemos oferecendo tecnologias cada vez melhores em armazenagem de grãos, o que representa um avanço para o segmento”, afirma o diretor-presidente da Kepler Weber, Anastácio Fernandes Filho. O presidente da Companhia também explica a origem do nome do novo equipamento – Kikapu, que em swahili significa cesto e na cultura africana é um objeto utilizado para armazenar alimentos e também utilizado pelos produtores durante a colheita, é uma homenagem da Kepler Weber e da Brazafric à Africa.
O lançamento oficial do Silo Kikapu ocorreu no seminário “Conservation Agriculture and Food Security Solutions”, realizado no dia 1 de julho de 2014, no Safari Park Hotel em Nairobi, Quênia. Durante o encontro, foram apresentados cases das experiências brasileiras em agricultura de conservação, manejo do solo e técnicas de plantio e segurança alimentar. Estiveram presentes autoridades locais, representantes da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), dirigentes de Organizações Não Governamentais e de indústrias de representatividade na África.
“O Brasil é considerado referência para o segmento e, para alcançar o seu sucesso atual, utiliza as mais avançadas e inovadoras tecnologias, ferramentas e equipamentos, aliados às pesquisas de métodos de cultivo”, finaliza o presidente.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura