Especialistas recomendam 18 novas cultivares de milho
O escritório da Epagri de Jupiá reuniu cerca de 150 agricultores do município na última terça-feira (22/7) para o Seminário de Manejo e Conservação do Solo, no Salão Comunitário Municipal. Atualmente, cerca de 80 % das famílias de Jupiá trabalham com bovinocultura de leite. “O ajuste do manejo conservacionista do solo com essa atividade é um dos objetivos do seminário, que visa ainda despertar a necessidade de políticas públicas e mudanças comportamentais para a conservação do solo e da água”, afirma o coordenador do evento, engenheiro-agrônomo Marcos César Nouals.
De acordo com o extensionista, com o advento do Plantio Direto e a sua utilização como ferramenta para alcançar a sustentabilidade da agricultura e a redução dos impactos ambientais, houve no país uma diminuição na utilização de outras práticas de conservação do solo, conhecidas e aplicadas já há milhares de anos e com eficiência comprovada, como a rotação de culturas, adubação verde, plantio em nível, entre outras.
Nouals explica que a realidade do meio rural com relação à conservação do solo e da água é a mesma em muitas regiões do Estado, agravada por políticas municipais de grande impacto ambiental negativo como, por exemplo, o subsídio ao uso de grade aradora para plantio de pastagens anuais, tanto de verão como de inverno. “Isso demonstra uma grande carência de políticas públicas voltadas ao tema”, diz.
“Essa realidade, aliada a irregularidades na aplicação do sistema de Plantio Direto, traz a necessidade de retomada, tanto da discussão quanto da prática, dos métodos de recuperação do solo, sejam eles tradicionais ou inovadores”, ressalta. “Da mesma forma, a conservação da água, sua disponibilidade no solo, a qualidade de seus mananciais é uma discussão indissociável”, complementa Nouals, ao explicar os temas que discutidos no seminário.
Mais informações: Extensionista Marcos César. Telefone: (49) 3341-0000. E-mail
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura